Translate

sábado, 28 de novembro de 2015

Dmae reforma elevatórias e faz alerta à população

Dmae reforma elevatórias e faz alerta à população

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está reformando três das 36 estações elevatórias de esgoto existentes em Uberlândia. As reformas estão sendo feitas nas estações dos bairros Terra Nova, Minas Gerais e Tubalina. A primeira já foi concluída e as duas últimas deverão ser entregues nas próximas semanas. As elevatórias têm importância fundamental no processo de tratamento de esgoto já que são responsáveis por bombeá-lo de locais onde não seria possível realizar o transporte por gravidade até a estação de tratamento de esgoto onde é tratado e devolvido ao rio.
“Estamos substituindo bombas e tubulações para que o esgoto seja conduzido adequadamente até a Estação de Tratamento Uberabinha e não haja interrupções que ocasionem o retorno do efluente para as vias públicas, prejudicando a qualidade de vida da população do entorno”, explicou o gerente de Tratamento de Esgoto do Dmae, Marcelo Costa de Araújo. As obras estão sendo realizadas com investimentos da ordem de R$ 300 mil.
            O diretor técnico Leocádio Pereira chama a atenção da comunidade para três problemas que prejudicam o funcionamento das elevatórias: as ligações da rede pluvial na rede de esgoto; o lixo lançado nas pias da cozinha, vasos sanitários e ralos de banheiros e os roubos nas unidades. “As ligações irregulares retardam o tratamento, aumentando a necessidade de produtos químicos, com a entrada da água no esgoto; já o lixo precisa ser retirado do sistema e levado para o aterro e os roubos podem até paralisar as atividades das elevatórias”, explicou o servidor.
O bairro com maior número de elevatórias em Uberlândia é o Morumbi. A topografia plana da região exigiu a construção de cinco unidades. O funcionamento de uma elevatória é simples: o esgoto que sai do imóvel é recolhido pela rede coletora. Desta, segue por gravidade para uma elevatória (construída numa cota mais baixa que a rede de coleta) que o bombeia - por motores elétricos -  para um emissário. O emissário é uma grande tubulação que recebe esgoto somente das elevatórias e o conduz, por gravidade, até a estação de tratamento.
Com a conclusão das obras de implantação do esgotamento sanitário no Morada Nova, o bairro passará a ter o maior número de elevatórias, com oito unidades. A obra iniciada em junho deste ano será concluída em meados do ano que vem. Até lá, o Dmae solicita aos moradores que não liguem o esgoto de suas casas à rede em construção. Algumas ligações irregulares já foram identificadas e desativadas pelo órgão.
“Só com o término da obra é que deverão ser feitas as ligações e elas deverão ser solicitadas ao Dmae pelo locatório ou morador do imóvel na Plataforma de Atendimento da autarquia”, explica o diretor. Segundo ele, as ligações irregulares atrasam a obra e para coibi-las o Dmae está adotando medidas para punir os infratores. “Esta obra atende a uma reivindicação histórica dos moradores e estamos trabalhando para entregá-la no menor tempo possível, e, para isso, precisamos contar com a colaboração da comunidade”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário