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quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Procon fará atendimento especial aos consumidores na Black Friday

Procon fará atendimento especial aos consumidores na Black Friday
           
O Procon de Uberlândia, órgão ligado à Secretaria Municipal de Governo, está atento a “Black Friday”, que acontece nesta sexta-feira (27). Por isso, disponibilizará atendimento especial para a data. A partir da 0h de sexta-feira, o consumidor que necessitar registrar reclamação sobre a “Black Friday” poderá enviar email para procon@uberlandia.mg.gov.br. Já a partir das 7h o consumidor terá uma linha exclusiva de atendimento: 3291-1621. Em ambos os casos o consumidor deve ter em mãos os documentos pessoais e provas como imagens, mensagens e protocolos de ligação que comprovem a lesão ao seu direito.
Desde 2010, o comércio brasileiro, em especial o comércio eletrônico, adotou a tradicional liquidação norte-americana, realizada sempre na última sexta-feira de novembro, como um dos principais eventos no calendário do mercado varejista.
A promessa dos fornecedores participantes deste evento é de descontos significativos sobre os preços normalmente praticados. Porém, o Procon alerta: vale a pena pesquisar para saber se, de fato, há promoção e se esta realmente traz vantagens ao consumidor.
Para o superintendente do órgão, Frank Resende, pesquisar só o preço do produto não basta. “O site pode anunciar um desconto que faça determinado produto ficar atrativo, porém ao efetivar a compra o consumidor é pego de surpresa com a cobrança do frete, o que pode elevar o valor da negociação e fazer que a compra fique mais cara do que o esperado”, ressalta.
                                                                                                         
Dicas importantes

A seguir o Procon lista algumas dicas para o consumidor se precaver antes de participar desta sexta-feira de compras:                                                                           

- Defina antecipadamente o produto que deseja comprar, isso ajuda a evitar a compra por impulso;
- Realize uma pesquisa prévia, em lojas físicas e em sites de venda, do produto que deseje adquirir, isso para conferir se aquela promoção é realmente compensatória;                   - Evite utilizar computadores públicos para compras online, pois podem possuir falhas de segurança;
- Opte por não salvar os dados de seu cartão de crédito ou débito quando solicitados;                                                                                                                                             - Caso opte pelo pagamento por boleto bancário, solicite à loja que o envie por email. Caso não seja possível, após a geração deste boleto no site entre em contato com a loja através de seus canais de atendimento e confira a veracidade do documento;
-“Print”, copie e salve as telas de publicidade com desconto do produto e também a tela de efetivação da compra. Nelas devem constar o valor à vista do produto, o prazo de entrega, o valor parcelado e a incidência ou não de juros;
- O consumidor pode ainda se valer do bate-papo com a loja ou trocar emails, também fazendo registros para posteriores comprovações;
- Sempre observe se o preço ofertado é realmente o que está sendo cobrado no ato do pagamento (em sites e em lojas físicas);
 - Exija o comprovante fiscal da compra;                                                                                  - No ato do recebimento confira a integridade e características do produto; Vale ressaltar que nas compras feitas pela internet o consumidor conta com o direito de arrependimento. Isso significa que o consumidor, dentro do prazo de sete dias, a contar do recebimento do produto, poderá manifestar à loja seu arrependimento na aquisição do produto, exigindo a sua retirada e o ressarcimento dos valores pagos.
- No caso de atraso na entrega do produto, o consumidor tem o direito de cancelar a compra e ser ressarcido integralmente do valor pago, sem qualquer prejuízo.     Caso prefira, pode também exigir o cumprimento forçado da oferta ou utilizar o valor pago como crédito na aquisição de outro produto.