Translate

terça-feira, 21 de junho de 2016

Saúde começa vacinação antirrábica de cães e gatos dia 27

Saúde começa vacinação antirrábica de cães e gatos dia 27

A etapa rural da 32º campanha de vacinação contra raiva animal para cães e gatos começa nesta segunda-feira (27). Seis equipes de agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão percorrer toda área rural do município até o dia 29 de julho. A estimativa é que onze mil animais sejam vacinados neste período. Na zona urbana, a vacinação está prevista para iniciar no dia 06 de agosto.
Devem receber uma dose da vacina os gatos e cães com mais de três meses de vida. Já aqueles animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não poderão ser vacinados. Para estes casos específicos, o dono do animal deve procurar o Centro de Controle de Zoonoses para aplicação da dose quando ele estiver saudável ou após o desmame dos filhotes.
Os moradores da zona rural que tiverem dúvidas sobre a Campanha de Vacinação ou sobre como garantir a vacina na sua propriedade podem entrar em contato com o CCZ pelos telefones (34) 3213-8115 ou (34) 3213-8114 e verificar a previsão das visitas dos agentes de zoonoses na sua localidade.

A doença
A raiva é uma doença de origem animal que, quando ocorre em humanos e altamente letal. Os cães e gatos infectados pelo vírus transmissor da raiva apresentam agressividade repentina, dificuldade em engolir alimentos e ingerir água, em alguns casos paralisia muscular. Por se tratar de uma doença que não tem cura, a morte do animal acontece, em média, de cinco até sete dias após as manifestações dos sintomas.
A doença é transmitida por lambeduras, mordeduras, arranhaduras e secreções dos animais contaminados. Ao ser ferido por qualquer animal é importante buscar ajuda médica. A unidade de saúde de referência no município é a UAI Martins. A vacina é o único modo de evitar a contaminação.

Serviço:
Vacinação contra raiva na zona rural de Uberlândia
Quando: início segunda-feira (27) até 29 de julho – Manhã e Tarde
Dúvidas: Centro de Controle de Zoonoses
(34) 3213-8115 ou (34) 3213-8114

Nenhum comentário:

Postar um comentário