Translate

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Dmae orienta sobre descarte de óleo de cozinha

Dmae orienta sobre descarte de óleo de cozinha
           
Postos de coleta recebem 650 litros do produto por mês


 

                                                                                   Foto: Divulgação/Dmae

O simples hábito de jogar óleo de cozinha na pia, além de entupir a tubulação da própria casa, também causa prejuízo para o meio ambiente e para o município, que precisa gastar 45% a mais em recursos para manter as redes limpas. Esse mesmo óleo se descartado de forma correta gera emprego e renda para os recicladores, além de diminuir os danos na rede de esgoto.

Para conscientizar a população sobre o descarte correto, o Dmae orienta e disponibiliza pontos de coleta do óleo de cozinha. “O óleo deve ser acondicionado em garrafas pet, bem lacradas e depositadas em um dos locais de recolhimento. Ou pode também ser colocado juntamente ao material reciclável recolhido pela coleta seletiva disponível em mais de 28 bairros da cidade”, disse Angela Magalhães, responsável pelo programa de reciclagem do óleo de cozinha.

Todos os meses são recolhidos nos pontos parceiros do Dmae uma média de 650 litros de óleo que são doados para cooperativas de recicladores. As cooperativas vendem esse produto para empresas que produzem sabão, verniz, tinta, entre outros.

De acordo dom Ângela Magalhães, o óleo, se jogado na rede de esgoto, além de entupir a tubulação, prejudica o desempenho da estação de tratamento. Para se ter uma ideia da dimensão dos danos causados pelo descarte incorreto, 1 litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água.
                                            


Postos de Coleta:

 - ETA Bom Jardim do Dmae;

- Sede Administrativa do Dmae – rua Martinésia, 245;

- Centro Administrativo – avenida Anselmo Alves dos Santos, 600;

- Supermercado Pão de Açúcar – avenida Nicomedes Alves dos Santos, 2222;

- Parque Municipal Santa Luzia;

- Icasu – avenida Nicomedes Alves dos Santos, 3900;

- Terminal Central.


Outros locais:

- Cooperativas de Reciclagem;

- EcoPontos criados pela Prefeitura;

- Coleta seletiva.


25/01/2017
Gleide Corrêa
(34)3233-4605