Translate

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Horto Municipal tem cerca de 70 variedades de mudas de árvores para doação

Horto Municipal tem cerca de 70 variedades de mudas de árvores para doação
Espécie deve ser escolhida de acordo com as características da área a ser plantada

 
Fotos: Marco Crepaldi

            O Horto Municipal de Uberlândia conta com cerca de 70 variedades de mudas de árvores para doações aos proprietários de imóveis urbanos e rurais. Atualmente, há 80 mil mudas em estoque e a capacidade média de produção é de 6 mil novas mudas por mês. Dentre as disponíveis para doação estão espécies nativas e frutíferas. Já as ornamentais são exclusivamente para a administração pública cuidar dos canteiros centrais, parques, jardins e praças de Uberlândia.

Segundo o assistente técnico ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico – pasta responsável pelo Horto Municipal –, Anderson Alves de Paula, as mudas são doadas de acordo com o tamanho e as condições da área prevista para a plantação.

“Na área urbana, por exemplo, é preciso verificar onde o proprietário pretende plantar. Se for na calçada, é necessário observar se a rede [energia, telefonia, etc.] passa no local. Já na área rural, é preciso saber se é área de alagamento ou seca, por exemplo. A partir das informações dos locais, os técnicos do Horto sugerem as espécies que seriam melhor para aquela área e o proprietário escolhe a que mais lhe agrada”, afirmou.

Além disso, os técnicos do Horto Municipal orientam os receptores das mudas em relação ao plantio e o cuidado. “O ideal é que, se houver mais de uma árvore no local, a plantação seja a cada 10 metros para não haver problemas depois que a planta crescer”, disse Anderson de Paula.

São recomendadas para a área urbana nas calçadas contra rede (lado oposto dos postes e fiação) árvores de porte maior, como Ipê, Jacarandá, Magnólia e Oiti. Já para calçadas a favor da rede (que possuem transpasse de fiação), podem ser plantadas mudas de pequeno e médio porte, como Flamboyant-mirim, Hibisco, Resedá, Chorão e Quaresmeira.

Um dos objetivos do Horto Municipal ao produzir mudas de espécies nativas é para a recomposição de áreas degradadas, plantio em matas ciliares e nascentes. “A intenção é estimular esse reflorestamento”, afirmou Anderson de Paula.
           
Para receber uma muda do Horto Municipal é necessário apresentar um comprovante de propriedade, que contenha o número de inscrição do imóvel (urbano ou rural).


Serviço
Horto Municipal
Avenida Benjamim Magalhães, s/nº – bairro Tibery
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h
(34) 3213-6676


30/01/2017
Daniela Nogueira
danielanogueira@uberlandia.com.br
(34) 3239-2684 / 2883

Nenhum comentário:

Postar um comentário