Translate

sábado, 14 de outubro de 2017

Santa Genoveva parabeniza pelo dia do anestesiologista

Santa Genoveva parabeniza pelo dia do anestesiologista

Em 16 de outubro é comemorado o dia do anestesiologista, o médico responsável pela segurança dos pacientes durante qualquer procedimento cirúrgico.  Esta data foi escolhida por ter sido realizada a primeira intervenção cirúrgica sob anestesia geral em 1846, quando ocorreu a extirpação de um tumor cervical de um jovem de 17 anos. No Brasil, a primeira cirurgia com anestesia geral aconteceu em 25 de maio de 1847, no Hospital Militar do Rio de Janeiro.
Desde aquela data, observa-se um avanço muito grande da especialidade. Segundo publicação do New England Jornal of Medicine, a principal revista médica do mundo, a anestesiologia moderna é um dos três maiores avanços da humanidade para a redução da mortalidade, impactando diretamente para o aumento da expectativa de vida do homem.
Um dos maiores avanços da anestesiologia foi a adoção de uma avaliação e preparo pré-anestésico. Segundo o anestesiologista do Santa Genoveva e responsável pelo Programa de Residência Médica em Anestesiologia, Dr Fernando Cássio do Prado Silva, a avaliação pré-anestésica do paciente é fundamental. “Nós avaliamos o estado de saúde do paciente, fornecemos orientações e avaliamos os riscos. É um momento ímpar para a segurança do paciente e seus familiares”, disse o médico.
De acordo com médico, o anestesiologista é responsável pelo cuidado com o paciente em um dos principais momentos da vida de um indivíduo, o dia em que a pessoa será submetida a uma cirurgia. “Proporcionar conforto e segurança a este momento é algo especial”, afirma.

Especialização em Anestesiologia do Santa Genoveva é uma das melhores do país
Segundo a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), o Hospital Santa Genoveva de Uberlândia possui um dos melhores Programas de Residência Médica em Anestesiologia do país. O Ranking foi publicado em 29 de setembro e o Hospital está entre os melhores, ao lado de instituições de renome nacional como USP, Unesp e Unifesp. Em Minas, apenas outras duas Residências de Anestesiologia também estão no topo da lista, ambas em Belo Horizonte: UFMG e Santa Casa.
Para o anestesiologista Dr Fernando, coordenar um dos melhores Programas de Residência Médica do país é uma grande honra. “Estamos colhendo nosso melhor resultado, consequência de um trabalho sério de todos os médicos do Departamento de Anestesiologia e de diversos outros colegas. É muito gratificante poder contribuir para que o Hospital seja elevado ao patamar de uma das melhores instituições de saúde do país”, finaliza o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário