Translate

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

COMUNICADO

COMUNICADO
Por causa do feriado, não haverá coleta nesta segunda-feira (1)
População deve colocar lixo na rua somente nos dias de recolhimento
 
Na próxima segunda-feira, 1º de janeiro, é feriado nacional. Período de festa, de celebração e de comemorações, mas também de atenção e cuidado redobrado com o descarte de lixo. Isso porque, neste dia, não haverá coleta dos resíduos em Uberlândia. Por isso, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) orienta que, durante a próxima semana, os moradores dos bairros coloquem o lixo na rua apenas nos dias de recolhimento.

A atitude evita que os resíduos fiquem por muito tempo expostos nos bairros onde a coleta ocorre às segundas, terças e quartas, como é o caso do Santa Mônica, Karaíba, Shopping Park, Saraiva, Santa Luzia e São Jorge.



Para o diretor de resíduos sólidos do Dmae, Adicionaldo dos Reis Carodoso, é de extrema importância contar com o apoio da população no descarte correto. “Pedimos a compreensão dos moradores para que não coloque o lixo na rua no feriado. Os sacos podem ser rasgados e o material espalhar, provocando sujeira e mau cheiro”, explicou. Ele lembrou, ainda, que o período chuvoso pode ser um agravante e fazer com que o lixo seja carregado pela água, entupindo bueiros e bocas de lobo.

Lixo produzido durante as festas

Adicionaldo Cardoso também ressalta que, nesta época do ano, existe um aumento natural na quantidade de descarte, devido às festas. “Como não haverá coleta no feriado, a tendência é que esse volume seja ainda maior”, explicou.

Para se ter uma ideia deste aumento, na última quarta-feira (27), após o feriado de Natal, o aterro sanitário recebeu duas mil toneladas de lixo. A média diária é de cerca de 500 toneladas. Ou seja, no pós-feriado, o descarte foi quatro vezes maior do que a média diária. “Isso ocorre porque há uma produção maior e porque não haverá  um dia de coleta [feriado 01/01] gerando um acúmulo de resíduo”, disse Adicionaldo. No mês de dezembro, a o descarte aumenta em mais de 10% na comparação com os demais meses.

Toda a cidade de Uberlândia conta com coleta regular três vezes na semana, sendo que uma parte ocorre às segundas, quartas e sextas e o restante às terças, quintas e sábados. Na região central, a coleta é feita todos os dias.

Fique atento:
- Coloque o lixo na rua somente no dia da coleta. No feriado não tem coleta e por isso não coloque o material na rua;

- Acondicione corretamente o lixo em sacos plásticos resistentes e bem amarrados;
- Se usar sacolinhas de supermercado, reforce a embalagem para não rasgar. Outra dica importante é amarrar as sacolas umas às outras para facilitar na hora da coleta;
- Separe o material reciclado

Funcionamento dia 1º/01, segunda-feira

- Não haverá coleta convencional e seletiva
- Plantão Dmae: 115


29/12/2017
Gleide Corrêa
 (34) 3233-4318 / 4311

Nenhum comentário:

Postar um comentário