Translate

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Alunos produzem objetos indígenas em comemoração ao Dia do Índio

Alunos produzem objetos indígenas em comemoração ao Dia do Índio

Celebração da data também contou com apresentação cultural


Rostinhos pintados, chocalhos nos pés e muita diversão. Em comemoração ao Dia do Índio celebrado hoje, os alunos do 1º e 2º períodos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vera Anita Nascimento de Souza, no bairro Osvaldo Rezende, fizeram uma apresentação cultural sobre os índios guarani. Para a atividade, elas mesmas produziram os adereços utilizados, como os chocalhos e os maracas.

A professora da turma, Camila Dantas, contou que os alunos estão tendo contato com a temática há duas semanas. “Nós fizemos uma pesquisa sobre as pinturas corporais, os instrumentos musicais e as danças característica da tribo. Em um segundo momento, utilizando material reciclável, produzimos maracas com garrafinhas de plástico e semente e chocalhos com as tampinhas”, disse.

Desenvolvimento do senso cívico

As apresentações culturais na Emei acontecem a cada 15 dias, sempre após o Momento Cívico, quando os alunos cantam o Hino Nacional. “Os temas são variados e podem ser de uma data específica ou sobre um tema que o professor esteja trabalhando em sala. As apresentações são importantes porque auxiliam a criança no desenvolvimento da linguagem oral e das expressões musicais e corporais”, explicou a diretora da unidade, Dineia de Cesero.

“A parte que eu mais gostei foi de fazer os instrumentos e mostrar para os meus colegas”, contou a sorridente Laura Faria, de apenas quatro anos.  “Os alunos se encantam com as atividades de movimento e que trazem a dança. É gratificante ver o envolvimento deles”, revelou a professora.


Data comemorativa

            Instituída pelo o então presidente da República Getúlio Vargas, em 1943, o Dia do Índio foi criado com o objetivo de valorizar a cultura indígena e promover a reflexão sobre a importância da preservação das suas terras e tradições.

19/04/18
Ellen Melo
ellenferreira@uberlandia.mg.gov.br
(34) 3239-2883

Nenhum comentário:

Postar um comentário