Translate

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Prefeitura intensifica campanha de prevenção às queimadas

Prefeitura intensifica campanha de prevenção às queimadas
Além de destruir a vegetação e o habitat de animais, o fogo também pode comprometer a saúde da população

Divulgação

Com o período de estiagem, as condições climáticas facilitam o surgimento de queimadas. Por essa razão,é fundamental que a população faça a sua parte e ajude a eliminar o foco do problema com ações simples, como não descartar de lixo e bitucas de cigarro em locais inapropriados, como terrenos baldios. As chamas, além de destruírem a vegetação e o habitat de animais, também podem causar problemas à saúde, facilitando o aparecimento de doenças respiratórias. Desde o início do ano passado, a Prefeitura Municipal de Uberlândia tem intensificado as ações de orientação e conscientização junto à comunidade para diminuir a incidência de queimadas na cidade.

Malefícios das queimadas

prática pode acarretar em consequências graves. Isso porque as queimadas afetam a comunidade de várias formas. “O incêndio compromete toda a vegetação do entorno e pode danificar a rede elétrica, osimóveis vizinhos e até automóveis que estão estacionados próximo à área. Os animais também são prejudicados por terem seu habitat atingido e correm o risco de morrer por causa do fogo. Além do mais, afuligem gerada prejudica o sistema respiratório e causa doenças, criando um problema de saúde pública”, explica Anderson Alves de Paula, assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico.

Ele também aproveita para lembrar que as chamas não são a solução para acabar com o mato ou eliminar resíduos de roçagem. “O fogo não mata as raízes. Em outras palavras, o calor causa stress e faz com que as plantas se desenvolvam muito mais rápido que o normal”, disse. A técnica, também usada para acabar com o que é depositado inadequadamente em lotes vagos, causa outros tipos de transtornos. “O fogo causa o aparecimento de animais peçonhentos nas residências, uma vez que são obrigados a sair de seus esconderijos e procurar um novo abrigo”, completou o assessor.

Causas

Bitucas de cigarrosfósforosvidrospapéis e espelhos são alguns dos itens que podem iniciar incêndios na vegetação seca. “Precisamos ter esse cuidado, pois quando o sol reflete em um espelho jogado em meio a uma vegetação seca, por exemplo, pode ser o início de uma queimada. Todos são prejudicados pelos efeitos de ações como essa”, finalizou.

Campanha

            No dia 23 de maio, a Prefeitura de Uberlândia e diversos parceiros deram início a mais umaCampanha de Combate e Prevenção aos Incêndios Urbanos, Rurais e Florestais. A intenção é conscientizar a população sobre o perigo das queimadas, especialmente no período de estiagem (clique aqui para conferir mais informações).

As ações da iniciativa serão desenvolvidas em três fases, passando inicialmente pela conscientização da população por meio de blitze educativas e distribuição de materiais informativos. Em seguida, haverá o monitoramento dos pontos que apresentaram problema recorrente para, posteriormente, tomar as providências necessárias.

Não provoque queimadas! Em caso de incêndio, ligue 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Polícia Militar) ou 199 (Defesa Civil).

13/06/2018
Vinícius Romario
(34) 3239-2441

Nenhum comentário:

Postar um comentário