Translate

domingo, 22 de julho de 2018

Corredor Leste e Terminal Novo Mundo começam a operar

Corredor Leste e Terminal Novo Mundo começam a operar

Novo BRT vai beneficiar mais de 50 mil usuários do transporte público do setor leste de Uberlândia

Técnico fazendo últimos testes e ajustes nas plataformas da avenida Segismundo Pereira - Valter de Paula - Secom/PMU

Falta pouco para que a população de Uberlândia conte com mais dois importantes equipamentos de mobilidade urbana. Isso porque as equipes da Prefeitura de Uberlândia fazem os últimos ajustes no Corredor Estrutural Leste da avenida Segismundo Pereira e no Terminal Novo Mundo, que começam a operar a partir das 4h30 de amanhã (21).


Fiscal em um supermercado no centro da cidade, Alex Paulista é morador do bairro Novo Mundo, no setor leste, e utilizava diariamente o ponto próximo à Central de Abastecimento (Ceasa) para ter acesso ao transporte público. A partir de amanhã, ele passará a utilizar a estação nove do corredor da avenida Segismundo Pereira e aprovou a mudança. “É mais um conforto para o usuário do transporte público. Tenho ouvido elogios, principalmente sobre a segurança que esses equipamentos trarão”, afirmou.



A aposentada Juraci da Cruz será mais uma beneficiada pela iniciativa. Moradora do bairro Santa Mônica e atendida pelo Centro Educacional de Assistência Integrada ao Idoso (Ceai) do bairro Brasil, onde faz ginástica, ela utiliza o transporte público várias vezes por semana. “Sempre utilizo os pontos da Segismundo e estava esperando o momento para poder ter acesso a essas estações. Além disso, teremos um conforto maior, menos contato com o sol e com a chuva, como já acontece na avenida João Naves”, disse. 



Interligado


Totalmente interligado ao sistema, os novos equipamentos vão disponibilizar 14 linhas de ônibus, das quais três são novas, para beneficiar diretamente a mobilidade de mais de 50 mil pessoas no setor leste da cidade (confira aqui a lista completa de linhas disponíveis).

O corredor implantado pela Prefeitura de Uberlândia na Segismundo Pereira tem 6 km de extensão e liga o Terminal Novo Mundo ao Corredor Estrutural Sudeste (da avenida João Naves de Ávila) por meio de 11 estações acessíveis localizadas no canteiro central da via. Em operação, não só vai garantir mais agilidade,conforto e segurança no deslocamento dos usuários ao centro (Terminal Central), como também vai permitir integrações com os demais terminais da cidade (clique aqui para entender como funciona).

Moradores de cerca de dez bairros serão diretamente beneficiados. Dentre eles: Santa Mônica, Segismundo Pereira, Novo Mundo, Alvorada, Morumbi, Sucupira, Joana D’arc, São Francisco, Dom Almir e Prosperidade. Nessa sexta-feira (20), o secretário de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves, esteve no Terminal Novo Mundo e destacou a importância dos equipamentos. “É mais um avanço para a cidade, demonstrando nosso trabalho permanente em voltar a oferecer um transporte público de referência”, ressaltou.


Informação

            Desde o início dessa semana, ações de orientação à comunidade têm sido realizadas nos terminais, ônibus e vias da cidade, como a avenida Segismundo Pereira. A primeira atividade foi colar cartazes informativos nos terminais e ônibus que estarão envolvidos nas mudanças. Na segunda parte, foram entregues folhetos para passageiros, pedestres e comerciantes sobre as mudanças no trânsito.

Para orientar a população sobre as alterações no trânsito e nas linhas que farão parte do Corredor Estrutural Leste, da avenida Segismundo Pereira, e do Terminal Novo Mundo, foi criado um espaço no Portal da Prefeitura para que as dúvidas da comunidade sejam esclarecidas.


12 anos depois

            O Corredor Estrutural Leste será o segundo BRT construído e colocado em operação pela Prefeitura de Uberlândia desde 2006. Naquele ano, durante o primeiro mandato do prefeito Odelmo Leão (2005-2008), foi inaugurado o primeiro projeto para a cidade. Trata-se do Corredor Estrutural Sudeste sobre a avenida João Naves de Ávila, que revolucionou o transporte público da cidade.

As obras do novo Corredor Leste integram o programa Uberlândia Integrada, que contempla a expansão do SIT, por meio de BRTs, com a construção ainda de outros quatro corredores com terminais no município (Sudoeste, Oeste, Norte e Sul).  Os trâmites para financiar o projeto foram iniciados em 2012, já no segundo mandato do prefeito Odelmo Leão (2009-2012), dentro do programa Pró-Transportes, do Ministério das Cidades. São mais de R$ 100 milhões para as obras de mobilidade urbana.

Em janeiro de 2017, quando o prefeito Odelmo Leão retornou para o terceiro mandato, as obras do Corredor Leste foram encontradas inacabadas, sendo necessária gerência da administração municipal junto à empreiteira licitada para garantir que o serviço fosse entregue definitivamente à população.

20/07/18
Fernando Boente
Vinícius Romario
viniciusromario@uberlandia.mg.gov.br
3239-2441

Nenhum comentário:

Postar um comentário