Translate

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Transformadores começam a ser montados no Sistema Capim Branco

Transformadores começam a ser montados no Sistema Capim Branco

Equipamentos vão fornecer energia para as bombas de captação e para a ETA

  
    Valter de Paula - Secom/PMU

Os dois transformadores do Sistema de Captação e Tratamento de Água Capim Branco, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), já estão sendo montados próximo ao canal de captação. Os equipamentos, fabricados do Paraná, chegaram no início da tarde desta terça-feira (18) e vão possibilitar o fornecimento de energia para o sistema de produção de água.



Eles estão sendo montados na casa elétrica – local onde fica toda a estrutura de geração e distribuição de energia. Os equipamentos vão fornecer energia para as bombas de captação e também para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Com 20 MVA (20.000 kVA – quilovoltamperes) e tensão de 138 mil volts, os dois transformadores têm capacidade suficiente para abastecer 50 mil residências populares (caso fossem utilizados com essa finalidade).


Mais uma etapa

A chegada dos transformadores é mais uma etapa importante no cronograma da obra. “Estamos avançando consideravelmente nesta que é uma das maiores obras de saneamento do Brasil, empenhados em concluir esta iniciativa que vai garantir água de qualidade para a população”, disse o prefeito Odelmo Leão.


Capim Branco

O Sistema Capim Branco começou a ser idealizado em 1995. O projeto foi retomado e financiado em 2012, durante o segundo mandato do prefeito Odelmo Leão (2008-2012). As obras seguem em estágio avançado e, quando concluídas integralmente, garantirão ampliação do sistema com água tratada para até três milhões de pessoas pelos próximos 50 anos. O investimento da primeira etapa da obra - que deve ser entregue em 2019 - será de aproximadamente R$ 300 milhões financiados e repassados em parcelas conforme o andamento dos trabalhos.

imprensadmae@gmail.com
18/09/2018
(34)3233-4318

Nenhum comentário:

Postar um comentário