Translate

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Dmae faz controle rígido de procedência dos hidrômetros

Dmae faz controle rígido de procedência dos hidrômetros
Laboratório de hidrometria do Dmae, responsável pela medição e análise dos equipamentos, é referência nacional

 
COMUNICAÇÃO DMAE

Com um dos mais modernos laboratórios de hidrometria do país, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) acompanha cada etapa relacionada ao uso dos hidrômetros, desde a procedência das peças, até a instalação, manutenção e medição. Por entender a importância de cada um desses procedimentos, realiza o controle dos equipamentos que passam pela autarquia.

Uma das medidas adotadas é em relação à origem dos hidrômetros, evitando por exemplo, a instalação de aparelhos sem origem comprovada. Todos precisam ter nota fiscal. “Com a esta análise criteriosa sendo aplicada, o número de casos de furto de hidrômetros caiu consideravelmente. Um dispositivo violado não passa pelo sistema e a compra clandestina das peças tem sido dificultada devido ao controle criterioso que fazemos”, explica Leonardo Vieira da Silva, gerente de fiscalização do Dmae.

O especialista explica que antes serem instalados, todos os hidrômetros passam pelo laboratório do departamento. “Quando o consumidor faz o pedido da ligação de água e o hidrômetro é cadastrado no sistema, é possível saber inclusive se esse medidor já foi instalado”, afirma Leonardo. Além disso, acrescenta o gerente, são realizados testes visuais, dimensionais e metrológicos para evitar instalações de peças danificadas, por exemplo.

Hidrômetros

O hidrômetro é o aparelho utilizado pelas companhias de para registrar o volume de água que foi consumido em um imóvel, de uso residencial, comercial, industrial ou público. A partir deste registro, é feita a cobrança pelos serviços prestados. Atualmente são mais de 195 mil hidrômetros instalados pelo Dmae em Uberlândia.

Ligação de água

Para fazer o pedido de ligação de uma nova rede de água, o consumidor deve apresentar - presencialmente -, o projeto hidráulico no Dmae. Após sua aprovação, o proprietário deve comparecer novamente à autarquia com hidrômetro e documentos necessários para que os testes sejam feitos no medidor.

O Dmae tem de 5 a 15 úteis dias para realizar o serviço de instalação e ligação da rede de água no local. Para saber mais sobre pedidos de ligação de água e toda documentação necessária, clique aqui.

02/10/2018
(34)3233-4609

Nenhum comentário:

Postar um comentário