Translate

quarta-feira, 27 de março de 2013

NBB


NBB - Flamengo e Brasília entram em quadra nesta quinta-feira
Cariocas e candangos, primeiro e segundo colocados na tabela de classificação, respectivamente, terão compromissos duros
A rodada do NBB desta quinta-feira será movimentada para os dois times de melhor campanha do campeonato. O líder Flamengo e o Uniceub/BRB/Brasília, dono do segundo lugar, terão difíceis partidas.

Primeiro, às 18h30, os atuais tricampeões da competição nacional desafiarão o Pinheiros/SKY, fora de casa, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo. O confronto será transmitido ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV.

Classificadas para o Final Four da Liga das Américas 2013, as equipes voltarão a se enfrentar em breve. O quadrangular decisivo do torneio continental será disputado entre os dias 5 e 7 de abril, em sede a ser definida. Além de pinheirenses e candangos, Lanús, da Argentina, e Capitanes de Arecibo, de Porto Rico, também estão na briga pelo título da competição latino-americana. Porém, o atual momento dos times brasileiros é de total concentração no campeonato nacional.

Depois de vencer três partidas seguidas e chegar ao G-4, o clube da capital paulista perdeu para o Paschoalotto/Bauru na última terça-feira e caiu para a sexta colocação, com uma campanha de 19 triunfos em 29 jogos disputados (65,5% de aproveitamento). Por isso, um resultado positivo diante dos atuais tricampeões do NBB é considerado como fundamental entre os comandados dos técnico Cláudio Mortari.

Em caso de vitória nesta quinta-feira, o Pinheiros igualará a campanha do quinto colocado Vivo/Franca e ultrapassará o time do interior paulista por conta de ter vantagem nos critérios de desempate. Além disso, a equipe da cidade de São Paulo voltará a colar no Bauru, atual dono do quarto posto na tabela de classificação.

"Será um jogo muito importante para nós, que vai nos dar ainda mais confiança e força para continuar na disputa por um lugar no G-4. É um jogo em que não há favoritismo. Os dois times têm todas as condições de vencer. Vamos manter a nossa tática e tentar buscar essa vitória para permanecermos firmes na luta por um lugar entre os quatro melhores", afirmou o ala/pivô Rafael Mineiro, quarto maior cestinha do Pinheiros na temporada, com média de 13,3 pontos por jogo.

Enquanto o esquadrão pinheirense luta para retornar ao grupo dos quatro primeiros colocados, Brasília segue de olho na liderança do campeonato. Dono de uma incrível sequência de 16 vitórias consecutivas na atual temporada do NBB, a agremiação da capital federal precisa de um triunfo em solo paulista para seguir sonhando em desbancar o rival Flamengo do topo da tabela.

Até o momento, a equipe brasiliense soma 25 resultados positivos em 29 partidas disputadas (86,2% de aproveitamento), enquanto que os cariocas possuem uma vitória a mais (26), também em 29 confrontos (89,7% de aproveitamento). Por ter desvantagem no critério de desempate - foi derrotado por 14 pontos de diferença no primeiro turno e venceu o duelo do segundo turno por 12 pontos -, o time comandado pelo técnico José Vidal precisa seguir vencendo e ainda terá que torcer por dois tropeços do clube rubro-negro para chegar ao primeiro lugar da fase de classificação.

"Teremos um jogo difícil pela frente. A equipe do Pinheiros está na busca do G-4 e nós queremos a primeira colocação. Então, serão dois times fortes e que vão buscar a vitória o jogo todo", explicou o ala candango Arthur.

Porém, a tarefa do time do Centro-Oeste do país nesta quinta-feira não será fácil. No duelo válido pelo primeiro turno, o Pinheiros, mesmo jogando no Ginásio da Asceb, no Distrito Federal, levou a melhor sobre os candangos, pelo placar de 99 a 96, com grande atuação do ala/pivô Rafael Mineiro, autor de 26 pontos. Esta foi a única derrota do Brasília na competição como mandante.

"Espero um jogo muito difícil. O Pinheiros é um time que ainda está lutando para se classificar entre os quatro melhores do NBB e também vive um bom momento por ter se classificado para o Final Four da Liga das Américas. Vai ser um grande jogo", disse Guilherme Giovannoni, segundo maior cestinha do Brasília no campeonato nacional, com 17,1 pontos por jogo.

Flamengo recebe Palmeiras

Mais tarde, às 21 horas (de Brasília, o líder Flamengo receberá o Palmeiras, em partida a ser disputada no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ).

De um lado, está o time carioca, dono de 26 vitórias em 29 confrontos (89,7% de aproveitamento) e já garantido nas quartas de final do campeonato por não ter mais chances de sair do grupo os quatro primeiros. Do outro, o 14º colocado, Palmeiras, que acumula dez triunfos em 30 jogos. Apesar da discreta posição, a equipe paulista passa por seu melhor momento na competição, já que ganhou sete de seus últimos dez confrontos.

"Como são dois clubes de muita tradição, um clássico, é bem difícil ter um favorito. Independente da posição na tabela, a gente está vendo que o Palmeiras está em um bom momento e vem jogando muito bem. Dos últimos dez jogos, eles venceram sete. É muito importante estarmos bem focados, sabendo dessa melhora significativa que o Palmeiras teve, e, jogando em casa, queremos imprimir o nosso ritmo para termos o controle da partida e sairmos com a vitória", afirmou o comandante carioca José Neto.

Os rubro-negros conquistaram dois resultados positivos nas duas últimas rodadas, contra Cia. do Terno/Romaço/Joinville e Winner/Kabum/Limeira, ambos fora de casa. O clássico contra os alviverdes marcará o reencontro do time carioca com sua torcida, após passar por sua pior fase no ano. Ineditamente, os comandados de José Neto perderam quatro partidas consecutivas, uma no NBB, para o Paschoalotto/Bauru, em casa, e os três jogos do quadrangular semifinal da Liga das Américas, para Pinheiros/SKY, Mavort (EQU) e Lanús (ARG).

Porém, como diz o ditado, "águas passadas não movem moinhos". O mau momento dos rubro-negros já é página virada para o time e para o técnico rubro-negro. Neto espera casa cheia no confronto contra o Palmeiras e já define este jogo como uma espécie de preparação para os playoffs do NBB.

"Ver a torcida lotando o ginásio sempre foi uma das maiores alegrias do basquete do Flamengo. Esperamos contar com a presença de todos na quinta-feira, porque a energia que vem da arquibancada faz muita diferença quando entramos em quadra. Nessa reta final da fase classificatória, precisamos muito do apoio de cada pessoa que vai ao Tijuca para já nos prepararmos para os playoffs", declarou o treinador flamenguista.

Na partida do primeiro turno, o Flamengo não encontrou dificuldades para vencer o Palmeiras, mesmo fora de casa, por largos 106 a 61. Na oportunidade, Benite foi o cestinha do jogo, com 28 pontos. A partida foi realizada no Ginásio Prof. Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), já que o Ginásio Palestra Itália não estava disponível por conta das eleições presidenciais do clube paulista.

Porém, o que se espera da partida desta quinta-feira é um jogo muito mais disputado do que o ocorrido no primeiro turno, pois o Palmeiras vive seu melhor momento no NBB. Na última rodada, o alviverde imponente quebrou a série vitoriosa do habitante do quarto lugar, Paschoalotto/Bauru, que era de cinco triunfos consecutivos.

Em terras palmeirenses, ninguém está parando os palestrinos, que já acumulam sete resultados positivos diante de sua torcida. Porém, fora de casa, o retrospecto alviverde não é dos mais positivos. O time de Palestra Itália saiu vencedor de apenas um dos 15 jogos disputados longe de seus domínios, batendo apenas o já rebaixado Suzano/Cesumar/Campestre.

"Precisamos jogar como estamos jogando, jogar fora de casa com essa mesma intensidade que estamos demonstrando no Palestra Itália. Precisamos manter nosso foco, nosso estilo e nossas estratégias de jogo. Se mantivermos isso, podemos vencer o Flamengo lá", declarou o norte-americano Wiggins, terceiro maior pontuador do time alviverde na temporada, com média de 12,6 pontos por jogo.

Confira todos os jogos do NBB nesta quinta-feira:

18h - Unitri/Universo x Mogi das Cruzes/Helbor
18h30 - Pinheiros/SKY x Uniceub/BRB/Brasília
21h - Flamengo x Palmeiras

Curiosidades das partidas:

Unitri/Universo x Mogi das Cruzes/Helbor - Ginásio Homero Santos, Uberlândia (MG) Quinta-feira - dia 28/03, às 18 horas

150 jogos
O experiente armador Helinho, de 37 anos, completará, nesta quinta-feira, 150 jogos no NBB.

Troco?
Jogando fora de casa, o Uberlândia foi superado pelo Mogi das Cruzes, por 83 a 81, com grande atuação do pivô Bábby, autor de 24 pontos.

Reboteiro
Falando em Bábby, o camisa 66 do time mogiano é o reboteiro do campeonato, com média de 8,96 rebotes por jogo.

Terceiro colocado, terceiro cestinha, terceiros eficientes
O Uberlândia, dono da terceira posição na tabela de classificação do NBB, tem o terceiro cestinha da competição, o norte-americano Robert Day, que tem média de 18,8 pontos por jogo. Boa parte desses pontos vêm através das bolas de 3 pontos do atleta, que é o terceiro colocado no fundamento (3,23 arremessos longos por jogo). O plantel da equipe mineira também é o terceiro mais eficiente do campeonato, com média de 100,47 de valoração por confronto.

Embalado
O time do Triângulo Mineiro não sabe o que é perder um jogo há quatro partidas. Os comandados de Hélio Rubens bateram o Paulistano, em casa, Suzano, Minas e Vila Velha, fora de casa.

Ainda com desfalques
A equipe paulista segue desfalcada dos armadores Gustavinho e Cortés e do pivô Fabião, todos lesionados.


Pinheiros/SKY x Uniceub/BRB/Brasília - Ginásio Henrique Villaboim, São Paulo (SP) - Quinta-feira - dia 28/03, às 18h30

Superioridade candanga
Um dos duelos que mais aconteceu na história do NBB, Pinheiros e Brasília já se enfrentaram 18 vezes na competição, com 12 vitórias do time do Distrito Federal contra seis dos paulistas.

Boas lembranças
Na última vez que o Brasília pisou no Ginásio Henrique Villaboim pelo NBB, foi na última partida da série semifinal da temporada passada, vencida pelos tricampeões, por 3 a 2, em que os paulistas chegaram a estar na frente por 2 a 1, mas não conseguiram passar a final.

Outra semi
Na temporada 2010/2011, Pinheiros e Brasília também duelaram valendo vaga na final do NBB. Na oportunidade, a equipe da capital federal levou a melhor na série por 3 a 1.

Porém...
No primeiro turno, o Pinheiros surpreendeu o Brasília, e jogando no Distrito Federal, venceu os atuais tricampeões do NBB, por 99 a 96. O pivô Rafael Mineiro estava inspirado, e anotou 26 pontos. A partida marcou a estreia do pivô Paulão Prestes, que anotou 21 pontos em seu primeiro jogo na competição nacional.

Dois 600
De um lado, o norte-americano Shamell precisa de três rebotes para completar 600 no NBB. Se o ala Alex Garcia der duas assistências, pode chegar a 600 assistências na história da competição nacional.

2.500
É o número de pontos na história da competição que o ala Arthur, recordista de jogos do NBB (183) pode completar ao anotar quatro.

Garantia de muitos pontos
A partida marcará o confronto entre o segundo e terceiro melhor ataque da competição. O Brasília tem média de 89,31 pontos por jogo, já o Pinheiros vem logo atrás, com média de 86,72 pontos por partida.

Vai chover
Grande parte da pontuação das equipes se deve a boa média de bolas de 3 pontos das duas equipes. O Pinheiros é o primeiro colocado no fundamento, com média de 10,79 arremessos convertidos por jogo. O Brasília é o terceiro, com média de 10,69 tiros certos por confronto.

O rei do gatilho
Em grande fase, Nezinho é o dono da melhor média de bolas de 3 pontos convertidas por jogo, que durante grande parte da temporada pertencia ao norte-americano do Vila Velha, Jay Parker. O armador do Brasília tem média de 3,58 arremessos longos certos por partida.


Flamengo X Palmeiras - Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) - Quinta-feira - dia 28/03, às 21 horas

Desfalque
Ainda lesionado, o ala Guto seguirá como desfalque do Palmeiras. O atleta perderá a chance de reencontrar o Flamengo, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, único time em que ele atuou na competição nacional (terceira e quarta edição).

De volta ao Rio
O pivô alviverde, Coloneze, defendeu as cores do rubro-negro carioca nas duas primeiras edições do NBB. Na temporada passada, o atleta de 34 anos jogou pelo Tijuca/Rio de Janeiro.

Cestinha eficiente
O ala Marquinhos, do Flamengo, é o cestinha do campeonato, com média de 21,34 pontos por jogo. Além da grande pontuação, o atleta é muito efetivo para o time, e o mais valorizado do campeonato. O camisa 11 rubro-negro é primeiro colocado em eficiência, com média de 23,24 de valoração por partida.

Poderio rubro-negro
Não é só Marquinhos que pontua na equipe. O resto dos jogadores também apresentam alta pontuação nas partidas, o que resulta no time do técnico José Neto ter o melhor ataque da competição, com média de 90,55 pontos por jogo.
Liga Nacional de Basquete
Avenida Miguel Estéfano, 349
Bairro Saúde
São Paulo - SP
04301-002
Tel/Fax:(11) 3266-2558
Guilherme Buso, Marcel Pedroza e Douglas Carraretto
Assessoria de Comunicação
imprensa@lnb.com.br
www.lnb.com.br
(11) 7897-4062
93*9203

Nenhum comentário:

Postar um comentário