Núcleo de Mobilizadores Sociais quer parceria com secretarias
Questões como a dificuldade de inclusão social e alternativas para melhorar o atendimento como garantia Constitucional foram os destaques da primeira reunião do Núcleo de Mobilizadores Sociais/LGBT com representantes de secretarias municipais, nesta terça-feira (5).
A reunião foi realizada no gabinete do vice-prefeito e contou com a presença das secretárias de Governo, Rosângela Paniago , de Antidrogas e Defesa Social, Flávia Carvalho, de um procurador do Município, representante da OAB e dos vereadores Michele Bretas e Sebastião Galego, que já apresentaram, este ano, projetos voltados à comunidade LGBT.
O Núcleo de Mobilizadores Sociais/LGBT foi criado este ano e faz parte da Associação dos Usuários do Sistema Único de Saúde (Assus).
No encontro foram apresentados o plano de trabalho do núcleo, voltado especialmente para a inclusão social de pessoas da comunidade LGBT nos programas de governo.
O núcleo terá representantes em todas as regiões da cidade para atuarem como agentes multiplicadores de inclusão social. “Nós queremos identificar pessoas da comunidade LGBT que por alguma razão estão fora dos programas do município, por exemplo, de saúde, educação, geração de emprego e fazer uma ponte entre elas e as secretarias para ninguém ficar sem ser atendido”, disse Alexia Dias, coordenadora geral do núcleo.
A secretária de Governo, Rosângela Paniago, colocou as secretarias à disposição dos trabalhos e considerou importante o mapeamento que será realizado pelo núcleo para ajudar o município a conhecer as pessoas que estão fora dos atendimentos. A secretária ainda lembrou dos cursos profissionalizantes que são oferecidos gratuitamente e a ampliação do serviço através do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). “Precisamos atender de forma que todos sejam incluídos em nossos programas. Participar do programa de capacitação, por exemplo, é uma das formas de fortalecimento do cidadão”, disse Rosângela Paniago.
Cristiane de Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário