Translate

sábado, 4 de maio de 2013

Gabinete


Cerimônia marca posse de novos superintendentes e gestor do PAC

Foram empossados na tarde desta quinta-feira (2) os três novos superintendentes da Prefeitura de Uberlândia. O anúncio dos nomes foi feito pelo prefeito Gilmar Machado em coletiva de imprensa no Centro Administrativo Municipal. A criação das Superintendências faz parte do programa de governo da atual Administração para garantir a representatividade de setores com ações afirmativas.
”Estamos dando sequencia às políticas que o Brasil já vem experimentando. São políticas transversais de inclusão contra a intolerância e a discriminação. Uma cidade que pretende ser educadora deve dar a lição a partir de dentro da casa e é isso que estamos fazendo”, ressaltou o prefeito Gilmar Machado.
A Superintendência da Mulher, ligada à Secretaria Municipal de Governo (SMG), será gerida pela bióloga e ex-conselheira tutelar Fátima Matias. A pasta vai promover a mulher em todos os aspectos, seja social, político, econômico. “Faremos a interlocução entre a sociedade e as instituições. E a nossa prioridade será o combate à violência contra a mulher”, disse.
Já a Superintendência da Igualdade Racial, também sendo parte da SMG, terá à frente a pedagoga e servidora efetiva Marli Anastácio. Atuante como professora e diretora, além de pesquisadora na área de educação inclusiva, Marli falou dos primeiros desafios à frente do novo cargo. Considerado o Dia Nacional da Denúncia contra o Racismo, o 13 de maio já terá ações efetivas da superintendência que atuará em conjunto com o Conselho da Igualdade Racial, o qual será empossado em breve. “Trabalharemos a conscientização e com propostas para combater a discriminação que é existente em nossa cidade”.
Vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), a Superintendência da Juventude terá projetos relacionados ao incentivo do esporte, lazer, inclusão no mercado, combate às drogas, dentre outras. A gestão fica a cargo do advogado Felipe Machado Teixeira, que há mais de 20 anos exerce atividades em prol da juventude. É também gestor em Políticas Públicas de Juventude pela Organização Brasileira de Juventude. “Nosso desafio será mapear toda a problemática em que o jovem está inserido na cidade. O trabalho será transversal com outras secretarias e queremos que nossas ações não sejam apenas de simples orientação, mas trazer ações práticas de combate aos problemas”, destacou.


Articulação direta do PAC

Na cerimônia também tomou posse o gestor do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) em Uberlândia, Maurício Lúcio Mendes. Residente em Uberlândia desde 1973, Mendes é empresário pioneiro na confecção de jeans e já atuou com firmas no ramo madeira e metalurgia. É economista e advogado empresarial com pós-graduação em Comércio Exterior.
Como gestor do PAC, ele será responsável pela articulação dos projetos junto ao Governo Federal. Haverá um contato direto em Brasília, com os Ministérios, na busca de agilidade da implementação das obras do programa. “A finalidade é incrementar e desburocratizar as obras da União em Uberlândia e região”, disse Maurício Lúcio Mendes.
Outra novidade é a criação da coordenadoria da Diversidade Sexual, ligada à Sedest, que vai trabalhar no combate à homofobia em Uberlândia. O coordenador será Marcos André Martins, atuante há vários anos à frente do Grupo SHAMA (Associação Homossexual de Ajuda Mútua) e que deverá tomar posse do cargo nas próximas semanas.


Fillipe Alves
Gabinete