Alunos vão participar de teatro e oficinas no Parque Santa Luzia
O Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em continuidade ao programa de educação ambiental, recebe nesta segunda-feira (6), às 9h30, no Parque Santa Luzia, 30 alunos da Escola Municipal Eurico Silva, para uma manhã no Parque.
Os alunos vão participar de oficinas e de teatro interativo com as presenças de “Zé do Cerrado” e “Chebinha”, personagens que estimulam as crianças a entenderem a necessidade de cuidados com o meio ambiente. “Elas saem de nossas apresentações não apenas entendendo que é preciso cuidar do meio ambiente, mas, principalmente, levam pra casa o que aprendem em nossas atividades”, disse Hubert Alexandre, biólogo e ator que representa o “Chebinha”.
“Nós procuramos trabalhar, primeiramente, com a comunidade no entorno dos Parques e os moradores desta região [Santa Luzia] já são parceiros fortes no nosso programa de educação ambiental. Temos até árvores de espécies em extinção plantadas por alunos que todo ano vêm acompanhar o crescimento e cuidam delas”, disse Rita Helena da Silva, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental, se referindo a uma árvore de peroba rosa plantada há sete anos por alunos da Escola Estadual Rio das Pedras.
O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) é formado por oito pessoas, entre professores, biólogos e geógrafos que desenvolvem atividades educacionais voltadas à preservação do meio ambiente. Entre as atividades estão oficinas em viveiros com capacitação pré-profissionalizante, teatros e cursos para formar multiplicadores em educação ambiental. “Um de nossos ex-alunos era paciente de um dos Centros de Convivência e durante os dois anos que esteve conosco recuperou a auto-estima, voltou a estudar e passou em primeiro lugar no curso de Ciências Contábeis da UFU. A educação sócio-ambiental é isso, unir o meio ambiente com o social”, disse a coordenadora do NEA.
Dentro do Programa de Educação Ambiental, o Núcleo em parceria com o CEMEPE se prepara para a formação da primeira turma de multiplicadores em educação ambiental. O objetivo é incluir pedagogos de escolas públicas em curso de capacitação em educadores ambientais. “O que nós precisamos muito é formar mais profissionais que possam ampliar a conscientização, com ferramentas que estimulem a reflexão sobre preservação ambiental e reciclagem, e o curso de capacitação vai oferecer isso gratuitamente”, disse Rogério Henrique, biólogo do NEA.
Serviço:
O que: Teatro, Manhã no Parque
Quem: Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente
Onde: Parque Santa Luzia, rua Alípio Abrão, n° 600, bairro Santa Luzia
Horário: 9h30
Quando: Segunda-feira (6)
Cristiane De Paula
Meio Ambiente