Translate

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Alunos da rede municipal de ensino se destacam no Circuito Caixa de atletismo e natação

Alunos da rede municipal de ensino se destacam no Circuito Caixa de atletismo e natação

         Uma aluna do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da rede Municipal de Ensino, conquistou medalhas e índice para a etapa do brasileiro do Circuito Caixa Loterias. Outro aluno bateu dois recordes no atletismo. Os resultados foram obtidos durante a participação na etapa Centro-Leste, disputada no último fim de semana em Uberlândia, nas modalidades de halterofilismo, atletismo e natação. As provas aconteceram na pista e no campo do Sesi Gravatás e na piscina do Praia Clube. Participaram cerca de 500 competidores de cinco estados brasileiros (Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia) e do Distrito Federal. A cidade foi representada por 125 atletas das associações APUV, Aparu, CDDU e Virtus.
            A etapa no Triângulo Mineiro abriu a temporada deste ano da principal competição paralímpica do país. Os esportistas disputaram medalhas e buscaram índices para as disputas das etapas nacionais, que serão realizadas no segundo semestre de 2014 em São Paulo.
O aluno da Escola Municipal Sebastião Rangel (Distrito de Tapuirama) Maikon Franco participou das provas de atletismo e conseguiu bater os dois recordes do Brasileiro no lançamento de Club e de Disco. De acordo com o técnico e coordenador do Programa de Atividade Física e Iniciação Esportiva para Pessoas com Deficiências, do Núcleo de Atendimento as Diferenças Humanas (NADE), ligado ao Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (Cemepe), Rogério Borges, esta foi a primeira competição oficial do aluno, fato que segundo o treinador, atrapalhou o atleta a conseguir o índice para a etapa nacional. “Acreditamos que ele consiga classificação para disputar a competição em São Paulo, a diferença para conseguir o resultado foi de apenas um metro no lançamento do Disco. Ele está treinando há um ano na própria escola e no Sesi, os resultados foram satisfatórios. Agora vamos tentar conseguir um bom resultado no Campeonato Aberto de Atletismo da Federação Paulista de Desporto para Paracegos, que acontece nos dias 17 e 18 de maio, em Campinas-SP. Conseguindo uma boa classificação na competição, o atleta seguirá para etapa nacional”, disse.
Outra revelação na competição foi a estudante da Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves Laila Suzigan. A atleta participou na modalidade natação e ganhou cinco medalhas de ouro nas provas de 50, 100 e 400 metros livres, 100 m peito e 100 m costa, além de conseguir índice técnico para disputar a etapa do brasileiro em São Paulo. “Eu já nadava desde pequena, mas foi depois que comecei a competir e ter bons resultados, que passei a aplicar mais nos treinos. Atualmente, eu treino de terça à sexta-feira quase três horas por dia. Agora que consegui classificação para a etapa em São Paulo, meu sonho é voltar para Uberlândia sendo campeã da competição. Depois, quem sabe, conseguir participar de uma Olimpíada paralímpica, quem sabe a de 2016”, disse Laila.
            Na classificação geral, Uberlândia faturou 188 medalhas, sendo 87 de ouro, 56 de prata e 45 de bronze. Além do quadro de medalhas, 31 atletas uberlandenses foram classificados para as etapas nacionais.

NADE

            O Núcleo de Atendimento às Diferenças Humanas (NADE) propõe como mais uma alternativa dentro do trabalho do AEE, a iniciação a atividade física com o objetivo de contribuir na inclusão social destes alunos nos campos social, psicológico e fisiológico.
A iniciativa proporciona aos alunos com deficiência o contato com atividades físicas e corporais, com a introdução à atividade física e esporte. Este trabalho vislumbra que os alunos possam aceitar e conviver melhor com a sua limitação, além de ajudar na diminuição dos níveis de ansiedade e de depressão. Quem é atendido pelo AEE na rede Municipal de Ensino, em especial aos alunos com deficiência, têm a oportunidade da prática de uma atividade física saudável e segura, seja como lazer ou competição. Esta proposta de trabalho atende atualmente mais de 25 alunos com deficiência na rede municipal de ensino.
Os estudantes ficaram motivados com os resultados e querem continuar praticando esporte para participarem de outras competições. “Através de programas como o AEE podemos proporcionar a estes alunos a prática de atividade física e lazer, resultando em vida mais saudável para eles”, frisa Rogério.

Paula Maia
Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário