Translate

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Produtores da Agricultura Familiar ganham reforço de maquinários


Produtores da Agricultura Familiar ganham reforço de maquinários

A Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, adquiriu novos maquinários para ampliar o atendimento aos cerca de 300 pequenos produtores da Agricultura Familiar no município. É o trabalho de reestruturação de máquinas e equipamentos que a Secretaria está implantando para melhorar e ampliar o atendimento ao homem do campo.
Foram adquiridos, com recursos próprios, 1 conjunto de conchas dianteira com lâmina, 3 esparramadores de calcário com comando de 6 toneladas, 1 tanque transporte de água com bomba de cinco mil litros (multifuncional), 1 trator traçado de 110 cavalos, 2 encanteiradeiras, 2 lâminas traseiras e 1 ensiladeira. A secretaria investiu aproximadamente R$ 290 mil.
Além disso, em sistema de comodato, a Secretaria cedeu 4 plantadeiras novas para plantio direto atendendo os Conselhos Rurais de Tenda do Moreno, Olhos D’Água, Miraporanga e Cruz Branca.
De acordo com o presidente do Conselho Comunitário Rural e de Desenvolvimento da Cruz Branca, Weslley Gomes Rodrigues, esta preocupação da Prefeitura em ajudar os pequenos produtores é muito bem-vinda. “A Prefeitura tem ajudado e muito. O clima está atropelando tudo, não dá para esperar muito tempo, por isso é importante a ajuda do máquinário no processo”, disse.
Máquinas e implementos são fundamentais no processo de silagem, preparo do solo, gradagem, entre outros serviços. De acordo com o secretário de Agropecuária e Abastecimento em exercício, Gibisson Pires, no início de 2013 haviam 12 tratores, mas apenas 2 estavam funcionando. "Não havia operadores das máquinas contratados pela Prefeitura, o serviço de operadores era terceirizado e a empresa não estava disponibilizando os trabalhadores", disse.
A Prefeitura já recuperou e colocou quase todos os tratores em funcionamento, além de ter adquirido novos equipamentos. “Quando assumimos a administração, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tinha 78 produtores efetivamente entregando produtos. Em um ano ampliamos este número para mais de 230 e a expectativa é que em 2015 possamos atingir uma quantidade aproximada de 400 produtores. Esse é o trabalho que precisa ser feito para consolidarmos os trabalhos da Agricultura Familiar, ou seja, criar condições para que o pequeno agricultor permaneça no campo, possibilitando a geração de emprego e renda e com boas condições de vida”, enfatizou.


Agropecuaria e Abastecimento
Cássia Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário