Translate

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Cardápio escolar tem novidades e estoque está garantido

Cardápio escolar tem novidades e estoque está garantido

Com a finalidade de garantir o bom funcionamento das escolas da rede municipal (urbanas e rurais), desde o início do ano letivo a equipe do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae) realizou visitas às unidades escolares, a fim de confirmar o recebimento de gêneros alimentícios, perecíveis e produtos de limpeza.
Conforme exigência da Secretaria Municipal de Educação, todas as despensas das escolas estão reabastecidas, garantindo a alimentação escolar a todos os alunos matriculados na educação Infantil e no ensino fundamental. Para este ano, serão oferecidas diariamente cerca de 85 mil refeições aos alunos destas escolas.  Atualmente o cardápio é formado por carne (bovina, suína, aves), hortifrutigranjeiros e gêneros básicos em geral (arroz, feijão, macarrão, óleo, etc.).
O estoque armazenado na Diretoria de Armazenagem e Distribuição (DAD) desde janeiro é fruto de um planejamento antecipado, priorizando a importância da alimentação escolar. Além dos gêneros básicos constantes da lista, todas as escolas receberão ao logo da semana, hortifrutigranjeiro, carne bovina, ovos, manteiga e produtos de limpeza.
Quanto ao cardápio, o Pmae realizou diversos testes de aceitabilidade de vários produtos no ano passado. Com a aprovação dos itens, este ano, o cardápio conta com novos alimentos, como almôndega, bolacha de coco, bolacha de chocolate sem recheio, pudim de brigadeiro, bolo de baunilha e chocolate, brócolis, couve-flor, acelga e cheiro verde. Toda a reformulação do cardápio foi feita pelas três nutricionistas responsáveis pela merenda escolar, que visam incrementar novos alimentos no cardápio dos alunos, garantindo uma merenda com mais qualidade e saúde.
O teste de aceitabilidade avalia critérios como resto-ingesta (sobras/desperdício), sabor, solubilidade, textura, aroma e cor dos alimentos e porções servidas. Com o resultado positivo, os produtos aprovados são inseridos no cardápio.

Paula Maia
Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário