Translate

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Rede municipal está preparada para ofertar vacina contra HPV

Rede municipal está preparada para ofertar vacina contra HPV

A Prefeitura Municipal de Uberlândia está preparada para o início da campanha de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV). Em Uberlândia, 13.739 meninas na faixa etária entre 11 e 13 anos terão acesso à vacina, a partir do dia 10 de março. A meta mínima é atingir 80% deste grupo, o que equivale a 10.991 adolescentes.
Após a campanha, a vacina permanecerá disponível na rede municipal de saúde compondo o calendário básico de vacinação. “A vacinação será feita em duas etapas, a primeira no ambiente escolar a partir do dia 10 de março e no mês de abril nas 64 salas de vacinação distribuídas entre Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas sedes dos Programas de Saúde da Família (PSFs) da zona urbana e rural do município”, disse Rosuíta Fratari Bonito, coordenadora de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.
O HPV é um vírus sexualmente transmissível capaz de infectar pele ou mucosa. A infecção pelo HPV é uma das principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres de acordo com o Ministério da Saúde. A vacina é injetável e será ministrada em três doses. A segunda dose será aplicada seis meses após a primeira; e a terceira cinco anos após a aplicação da primeira dose.
A vacina deve ser aplicada com autorização dos pais ou responsáveis e tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e que, portanto, ainda não tiveram contato com o vírus. Quem fizer o esquema vacinal completo está protegido contra quatro tipos de HPV, dois deles respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero. A Secretaria de Saúde alerta que a proteção contra a infecção do HPV se complementa com o uso de preservativo nas relações sexuais e a realização de exames ginecológicos periódicos.
Ao chegar às alunas da rede municipal de educação, a campanha atinge diretamente um grupo que faz parte do público alvo. O trabalho é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação. “Desde o ano passado estamos reforçando esta união e todas as ações da Saúde tiveram bons êxitos na rede de ensino. Para esta campanha fizemos um trabalho de conscientização junto aos professores e diretores. A expectativa é que os pais e responsáveis também entendam a importância da prevenção”, disse a assessora pedagógica do Ensino Fundamental, Marize Santos Borges. Nesta semana a Secretaria Municipal de Educação fará uma reunião com 53 diretores escolares para definir como será a abordagem junto a alunas e familiares. Uma das opções é utilizar apresentações teatrais nas unidades escolares e enviar materiais de divulgação para as famílias.

Fernando Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário