Translate

sábado, 31 de outubro de 2015

Em reedição da última Final, equipes darão início à oitava edição do maior campeonato de basquete do país no Ginásio Panela de Pressão, com transmissão ao vivo do SporTV

     Sexta-feira, 30 de Outubro de 2015
NBB - Bauru e Flamengo abrem temporada 2015/2016 nesta segunda
Em reedição da última Final, equipes darão início à oitava edição do maior campeonato de basquete do país no Ginásio Panela de Pressão, com transmissão ao vivo do SporTV
O NBB está de volta. Pouco mais de quatro meses depois da última Final entre Paschoalotto/Bauru e Flamengo, a oitava edição do maior campeonato do basquete brasileiro terá início nesta segunda-feira (02/11) e será aberta justamente com o duelo que fechou a temporada anterior, entre bauruenses e rubro-negros, no Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 19h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

Quando estiveram frente a frente disputando o título do NBB 2014/2015, as duas equipes fizeram a primeira decisão melhor de três da história do campeonato. No fim, melhor para o clube da Gávea, que venceu os dois primeiros jogos - o primeiro no Rio de Janeiro (RJ), por 91 a 69, e o segundo em Marília (SP), por 77 a 67 - e conquistou seu terceiro título nacional consecutivo, o quarto em toda a competição.

"Bauru e Flamengo estão entre as principais equipes do basquete nacional há alguns anos e não vejo como não ser uma grande partida. O jogo é na nossa casa, a torcida faz muito barulho e cria uma verdadeira panela de pressão. Entraremos em quadra com ainda mais disposição e muita força para estrear com vitória", afirmou o armador Ricardo Fischer, do Bauru, líder em assistências e eleito o Melhor Armador da edição passada do NBB.

O duelo que abrirá o NBB 2015/2016 colocará frente a frente duas das maiores potências do basquete brasileiro atual. De um lado, o Dragão da Cidade Sem Limites, atual campeão da Liga das Américas e da Sul-Americana e vice da Copa Intercontinental 2015. Do outro, os cariocas, tricampeões e maiores campeões da história do NBB, com quatro conquistas, e campeão Intercontinental em 2014.

"As equipes brasileiras estão se desenvolvendo bem, o basquete nacional está cada vez mais forte e o nível do NBB só tem aumentado a cada edição. Ficamos no quase na temporada passada, mas sabemos do potencial da nossa equipe e vamos buscar o título. Tivemos bons reforços e estamos muito bem entrosados", destacou o bauruense Fischer.

Ambos os clubes fizeram pré-temporadas de luxo e participaram das partidas preparatórias da NBA. O Bauru realizou sua primeira turnê pelos Estados Unidos e fez amistosos com New York Knicks, no lendário Madison Square Garden, e com Washington Wizards, no Verizon Center, na capital do país, ambos com derrotas, por respectivos 100 a 81 e 134 a 100.

Já o Flamengo, que na temporada passada fez três amistosos em solo norte-americano, contra Phoenix Suns (100 a 88), Orlando Magic (106 a 88) e Memphis Grizzlies (112 a 72), recebeu o Magic novamente, desta vez na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), e se tornou o primeiro time brasileiro a enfrentar uma franquia da maior liga esportiva do mundo no Brasil. No final, o time do técnico José Neto foi derrotado, por 90 a 73.

Além do duelo contra os norte-americanos, os atuais tricampeões do NBB ainda fizeram outras quatro partidas amistosas, duas contra o Solar Cearense e outras duas contra o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, e conquistaram o 11º título carioca consecutivo durante a pré-temporada.

"O Flamengo entra para a temporada 2015/2016 com a expectativa de repetir as campanhas dos últimos anos. Queremos novamente brigar pelas primeiras posições, mas temos que tornar esse pensamento uma realidade. Fizemos bons jogos na pré-temporada e essas partida ajudaram a formatar essa nova equipe", afirmou Neto.

A história recente fez de Flamengo e Bauru um clássico do basquete brasileiro. Na última temporada, além da decisão, as duas equipes tiveram dois grandes duelos na fase de classificação do NBB, ambos vencidos pelo time paulista, por respectivos 84 a 77 e 92 a 84. Com os resultados, o Dragão faturou a Copa dos Campeões das Américas, título simbólico criada pela LNB para premiar o vencedor do duelo entre o campeão da Liga das Américas (Flamengo) e da Sul-Americana (Bauru).

Mas se o assunto é história geral, a equipe rubro-negra possui larga vantagem. Em toda a história do NBB, os clubes se enfrentaram 24 vezes, com 18 vitórias para os cariocas e apenas seis para os bauruenses. Dentre estes confrontos, oito deles foram válidos por quartas de final. Na temporada 2010/2011, o Flamengo despachou o Bauru, por 3 a 1, mesmo placar geral de 2013/2014. Em ambas as séries, o time paulista saiu na frente ao vencer o Jogo 1, mas levou as viradas e ficou de fora das duas semifinais.

Para a nova temporada que se inicia, Bauru e Flamengo promoveram importantes mudanças em seus elencos. Os atuais tricampeões do NBB repuseram as saídas de Laprovittola, Benite, Herrmann e Felício com as contratações do armador Rafa Luz, do ala/pivô Rafael Mineiro e do pivô JP Batista, todos campeões pan-americanos com a Seleção Brasileira, além do ala/armador norte-americano Jason Robinson, que estava na Espanha.

"Nosso time mudou muito para essa temporada. Não só pelos jogadores, mas também pela mudança na forma que jogamos. Com as chegadas do JP e do Mineiro passamos a ter ainda mais referência no garrafão e essa é a grande diferença da nossa equipe neste ano. Ganhamos mais força no garrafão e vamos buscar aproveitar isso da melhor maneira possível", explicou o comandante rubro-negro.

Já o Bauru, que perdeu Larry Taylor, Gui Deodato e Thiago Mathias, trouxe apenas dois novos jogadores: o ala Léo Meindl, ex-Franca, e o armador Paulinho Boracini, que estava no Pinheiros. Mas a principal mudança da equipe bauruense ficou por conta do comando técnico: Demétrius Ferraccíu, ex-Minas, assumiu o cargo que antes pertencia ao treinador Guerrinha, que dirigiu o time bauruense todas as edições anteriores do NBB.

"Vejo que desde os primeiros treinos já conseguimos assimilar um pouco das orientações do Demétrius que nos foram passadas. Fizemos isso no amistoso diante do Rio Claro e acho que já jogaremos bem próximo do estilo do Demétrius nessa estreia do NBB, com bastante volume de jogo e criatividade", concluiu Fischer.

Para o duelo desta segunda, as duas equipes terão baixas importantes. Os atuais tricampeões não poderão contar com os serviços do experiente ala Marcelinho Machado, que sofreu uma contusão no joelho e só deve estar apto para estrear no NBB 2015/2016 na sexta rodada. Já Bauru terá o desfalque do pivô Murilo Becker, que ficará de molho até o início de 2016 por conta de uma lesão no olho.

Confira curiosidades, números e estatísticas da partida de abertura do NBB 2015/2016 entre Bauru e Flamengo:

Campeão invicto? 

Um campeão do NBB jamais foi derrotado em sua estreia da edição seguinte.
NBB 2009/2010 - Flamengo 99 x 70 Espírito Santo
NBB 2010/2011 - São José 63 x 78 Brasília
NBB 2011/2012 - Joinville 70 x 82 Brasília
NBB 2012/2013 - Franca 62 x 76 Brasília
NBB 2013/2014 - Flamengo 84 x 82 Brasília
NBB 2014/2015 - Paulistano 91 x 99 Flamengo

Fator casa? 
Ao longo de sua história, o NBB já teve sete aberturas, com três vitórias para os mandantes e quatro para os visitantes.
NBB 2008/2009 - Espírito Santo 77 x 56 Araraquara
NBB 2009/2010 - Pinheiros 92 x 98 Brasília
NBB 2010/2011 - São José 63 x 78 Brasília
NBB 2011/2012 - Tijuca 71 x 104 Pinheiros
NBB 2012/2013 - Minas 77 x 70 Tijuca
NBB 2013/2014 - Flamengo 84 x 82 Brasília
NBB 2014/2015 - Paulistano 91 x 99 Flamengo

100%
O Flamengo nunca perdeu um jogo de estreia na história do NBB, são sete vitórias em sete partidas. Além disso, a equipe rubro-negra é dona da média de 91,7 feitos em jogos de abertura e apenas 76,1 sofridos.

Três em sete
Por sua vez, o Bauru não possui retrospecto positivo em seus primeiros jogos no NBB. São apenas três vitórias em sete partidas disputadas.

Começa bem
Historicamente, Alex Garcia costuma iniciar NBBs com vitória. Em toda a sua trajetória vestindo a camisa do Brasília no campeonato nacional, o "Brabo" venceu os seis jogos que fez na 1ª rodada do NBB. Na temporada passada, já no Bauru, Alex não esteve presente em quadra na 1ª rodada, na derrota para a equipe candanga.

Sempre presente
O ala/pivô Olivinha, do Flamengo, fará sua quinta partida de abertura de NBB na história, duas com o Pinheiros, no NBB 2009/2010 e 2011/2012, e duas com o Flamengo, nas duas últimas temporadas do NBB. Com isso, se mantém como o recordista em aberturas na história da competição.

O recordista
O armador Nezinho, que defenderá a camisa do Franca no NBB 2015/2016, é dono da melhor produção ofensiva em partidas de abertura do NBB. No primeiro jogo da terceira edição, quando ainda atuava pelo Brasília, o atleta anotou 31 pontos contra o São José e estabeleceu o recorde.

Retrospecto nas estreias
Nas duas primeiras temporadas do NBB, Marcelinho anotou respectivos 36 e 39 pontos em jogos do Flamengo válidos pela 1ª rodada do campeonato. Porém, nos últimos cinco anos Marcelinho participou de apenas duas estreias, com dois pontos no NBB 2013/2014 e oito no 2014/2015.

Fora de combate
E não será desta vez que Marcelinho voltará a ter grande desempenho em abertura do NBB. Com uma lesão no joelho, o ídolo da torcida rubro-negra não participará da partida contra o Bauru e fica fora de combate por pelo menos três semanas.

Vem quente
Após superar a marca dos 4.000 pontos em sua trajetória no NBB, Marquinhos espera contribuir ainda mais. Após seis temporadas no NBB, o camisa 11 rubro-negra possui média de 21,4 pontos e 4,0 rebotes em partidas válidas pela 1ª rodada do NBB.

75% de aproveitamento
Bauru e Flamengo já se enfrentaram em 24 partidas na história do NBB, e a equipe rubro-negra possui amplo retrospecto de 18 triunfos contra apenas seis resultados positivos do Dragão.

Revanche? 
Bauru e Flamengo protagonizaram a decisão da temporada 2014/2015 do NBB. Com vitória nos dois primeiros jogos da série melhor de três, a equipe rubro-negra conquistou o quarto título de sua história no NBB.

Mas em fase de classificação... 
O Flamengo foi dominante na Final do NBB, porém nos dois duelos válidos pela fase de classificação da sétima edição do NBB quem se deu melhor foi o Bauru, com vitórias na HSBC Arena (84 a 77) e na Panela de Pressão (92 a 84).

Os destaques
Pelo lado bauruense, o ala Alex Garcia foi o grande destaque nos quatro jogos contra o Flamengo na temporada passada, com média de 16,7 pontos e 7,5 rebotes. Já pelo Flamengo, destaque para Olivinha, dono de 15,2 pontos e 6,5 rebotes de média.

Com muita história
Respectivos campeões e vice-campeões da última edição do NBB, Flamengo e Bauru possuem em seus elencos sete dos 13 maiores cestinha da história do NBB:

*2º - Marcelinho Machado (Flamengo) - 4591 pontos
3º - Alex Garcia (Bauru) - 4183 pontos
4º - Marquinhos (Flamengo) - 4002 pontos
*6º - Murilo Becker (Bauru) - 3934 pontos
7º - Olivinha (Flamengo) - 3920 pontos
11º - Jefferson (Bauru) - 3046 pontos
13º - Robert Day (Bauru) - 2949 pontos

Só lideres históricos
Além dos cestinhas, Bauru e Flamengo possuem atletas que lideram diversos fundamentos históricos na história do NBB:

Rebotes: Olivinha (Flamengo) - 2140
*Bolas de 2 pontos: Murilo (Bauru) - 1271 convertidas
Bolas de 3 pontos: Marcelinho (Flamengo) - 756 convertidas
Lances livres: Alex Garcia (Bauru) - 1048 convertidos
*Tocos: Murilo (Bauru) - 207
Duplos-duplos: Olivinha (Flamengo) - 90
* Murilo se recupera de cirurgia no olho e só retorna as quadras em 2016

Melhor da carreira
Alguns personagens do duelo da abertura da oitava edição do NBB alcançaram as melhores marcas de suas carreiras em determinados quesitos contra Bauru ou Flamengo. Confira a lista:

- A melhor marca em rebotes da carreira do ala Alex Garcia no NBB foi contra o Flamengo: 13 sobras no NBB 2010/2011;

- O recorde de pontos da trajetória do ala/pivô Jefferson William no NBB foi contra a equipe rubro-negra: 31 pontos no NBB 2013/2014;

- No NBB 2012/2013, o ala norte-americano Robert Day acertou um total de 14 lances livres em uma partida contra o Flamengo, a melhor marca de sua carreira;

- O recorde de assistências em uma partida do ala/pivô Olivinha no NBB foi contra o Bauru: 7 passes resultantes em cestas.

Para se isolar
Técnico mais vencedor de títulos da história do NBB, José Neto precisa de apenas um trinfo para conquistar sua 96ª vitória na fase de classificação do NBB e se isolar como o quinto técnico com mais vitórias. No momento, Neto está empatado com Cláudio Mortari na quinta colocação, ambos com 95 triunfos.

Melhores do NBB em quadra
A partida entre Bauru e Flamengo terá em quadra três jogadores que foram premiados ao final da sétima edição do NBB: Alex Garcia (Melhor Defensor, Melhor ala e MVP), Ricardo Fischer (Melhor armador e líder em assistências), e Marquinhos (Melhor ala).

Inédito
Pela primeira vez na história do NBB a torcida bauruense não verá o armador Larry Taylor e o técnico Guerrinha em quadra em uma partida do Dragão. O ‘alienígena’ agora defende a camisa do Mogi das Cruzes e Demétrius Ferracciú é o novo técnico do Bauru.

Conhece muito
O ala/pivô Jefferson, o camisa 11 do Bauru defendeu as cores do Flamengo nas três primeiras temporadas do NBB, com direito a título da primeira edição.

Primeira experiência
Novidades do Flamengo para a temporada 2015/2016 e donos de grande experiência no continente Europeu, o armador Rafa Luz e o pivô JP Batista terão as primeiras experiências de suas vidas no basquete adulto brasileiro.

Pré-temporada de luxo
Tanto Bauru quanto Flamengo enfrentaram franquias da NBA em suas respectivas pré-temporadas. O Bauru foi até os Estados Unidos e enfrentou o New York Knicks (81-100) e o Washington Wizards (100-134). Já o Flamengo, enfrentou o Orlando Magic no NBA Global Games do Brasil e derrotado pelo placar de 90 a 73.

Arsenais poderosos
O Flamengo terminou a última edição do NBB com o melhor ataque da competição, com 88,3 pontos por jogo. Já o Bauru anotou em média 86,7 pontos por jogo, segundo melhor time do campeonato no fundamento.

Na defesa também 
A equipe bauruense foi dona da segunda melhor defesa da sétima edição do NBB, com apenas 75,7 pontos sofridos por jogo. Já o Flamengo sofreu 75,8 tentos por partida, a quarta melhor defesa da competição.

Não passa nada 
Com respectivas médias de 36,6 e 36,1 rebotes por partida na última temporada do NBB, Bauru e Flamengo fecharam a última temporada do NBB como o terceiro e quarto melhores times no fundamento rebote.

Jogo coletivo
A equipe rubro-negra foi a equipe com a maior média de assistências por jogo no NBB 2014/2015, com 18,0 por jogo. Em segundo lugar ficou o Bauru, com média de 17,7 passes resultantes em cestas.

Especialistas de fora 
As duas equipes terminaram a sétima edição do NBB entre os líderes de bolas certeiras dos 3 pontos por jogo - Bauru (1º - 11,0) e Flamengo (2º - 9,7) - e em aproveitamento nos tiros de fora - Flamengo (2º - 39,5%) e Bauru (3º - 38,1%).

Os dois primeiros
Ainda no assunto aproveitamento, o Bauru foi dono da melhor eficiência nos arremessos para dois pontos, com 52,7%, enquanto o Flamengo foi a segunda melhor equipe no quesito, com 56,1%.

Time a ser batido? #1
Soberano nas últimas temporadas, o Flamengo levantou os três últimos títulos do campeonato nacional e se tornou o maior campeão da história do NBB, com quatro troféus. Quem será que para o Flamengo?

Time a ser batido? #2
Na 28ª rodada da última edição do NBB, o Bauru bateu o recorde de vitórias seguidas em fase de classificação, com 21 triunfos seguidos. Já na última rodada, após mais um triunfo, o Dragão da Cidade Sem Limites estabeleceu o novo recorde de vitórias consecutivas no NBB (25 triunfos seguidos) e de quebra cravou a melhor campanha na primeira fase da história - 28 vitórias em 30 jogos (93,3% de aproveitamento). Quem será que para o Bauru?

Quase invicto
Na temporada passada, o Bauru venceu 14 dos 15 jogos que disputou ao lado de sua torcida na fase de classificação. Curiosamente, a única derrota bauruense foi na 1ª rodada, contra o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário