Translate

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Importância da educação em rede é foco de encontro entre profissionais do setor

Importância da educação em rede é foco de encontro entre profissionais do setor

            Com a Arena Sabiazinho lotada, o 2º Encontro Regional de Educação, promovido pela Prefeitura de Uberlândia e parceiros nesta quinta-feira (29), na arena Sabiazinho, foi um espaço de reflexão sobre educação pública, popular, democrática, de qualidade social e em rede. Mais de oito mil profissionais da educação de Uberlândia e cidades da região se inscreveram para o evento, que teve como tema “Tecendo redes pelo direito de ensinar e aprender”.
            O Encontro serviu para analisar os significados da democratização e da participação popular na gestão da educação e nos processos de produção de conhecimento. Os participantes puderam também debater sobre a garantia para mais alunos terem acesso a bons processos de ensino e de aprendizagem e as vantagens de se trabalhar em rede e em equipes.
            “Antigamente, a forma mais utilizada para se adquirir conhecimentos era ouvir os professores. Hoje o conhecimento é obtido de várias maneiras. As aulas continuam, mas surgiram a TV, os celulares e uma infinidade de outras formas de acesso ao saber. Por isso temos que nos adequar e perceber que o conhecimento é para todos e o tempo todo”, disse a doutora em Filosofia Viviane Mosé, que ministrou a palestra “Tecendo redes pelo direito de ensinar e de aprender”.
            A importância dos currículos escolares e das instituições também rendeu momentos de reflexão. “É importante falarmos sobre educação em todos os seus aspectos. Não podemos nos limitar a pensar que ensino e aprendizagem ocorrem somente durante as aulas”, disse a professora de Matemática Glória do Carmo Alves.
            O Encontro atraiu também pedagogos que trabalham em conjunto com professores e comunidade escolar. “Trabalhar a educação em rede é algo imprescindível. Todos nós fazemos parte de uma área onde é impossível o trabalho individual. Temos sempre que nos unir”, disse o pedagogo Fabrício Nogueira.
            Durante a abertura do Encontro, o prefeito Gilmar Machado também destacou a importância dos trabalhos em rede. “Os direitos de ensinar e de aprender precisam ser garantidos em nossas escolas e isso só é possível com equipes bem preparadas, tanto de alunos, quanto de profissionais”, disse.
            “Precisamos que as decisões sejam em rede, com a transformação da realidade escolar por meio da participação popular, por isso precisamos superar a fragmentação dos debates e instaurar totalmente a democracia escolar”, destacou a secretária de Educação, Gercina Novais.

Homenagem e mostra de trabalhos

Logo na abertura do Encontro foi exibido um vídeo em que a Secretaria de Educação e o prefeito Gilmar Machado prestaram homenagem a professora Veridiana Rodrigues Carneiro, 36 anos, assassinada esta semana em Uberlândia. Veridiana era professora da educação infantil na Escola Municipal do Tibery e foi morta a tiros pouco depois de sair da unidade escolar.
            O Encontro Regional teve ainda uma mostra dos trabalhos realizados nas escolas municipais pelos alunos e os profissionais puderam trocar informações sobre experiências positivas. O evento foi realizado pela Prefeitura, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os parceiros do evento são a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), Instituto Alair Martins (Iamar), Faculdade de Educação da UFU, Siex, Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e secretarias de Comunicação Social, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cultura e 

Nenhum comentário:

Postar um comentário