Translate

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Mais de 8 mil educadores participarão de Encontro Regional

Mais de 8 mil educadores participarão de Encontro Regional

Os profissionais da educação regional e interessados em assuntos pedagógicos voltarão suas atenções para Uberlândia nesta quinta-feira (29) quanto a cidade sediará o 2º Encontro Regional de Educação. O evento promovido pela Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), terá mais de oito mil participantes de Uberlândia e região, todos movidos pelos ideais de fazer uma educação ainda melhor. O Encontro ocorrerá na Arena Sabiazinho, das 7h às 17h. As inscrições já foram encerradas e todas as vagas estão preenchidas.
Com o tema “Tecendo redes pelo direito de ensinar e aprender”, os debates girarão em torno da importância social da educação, como garantir que cada vez mais alunos tenham acesso a bons processos de ensino e aprendizagem, vantagens de se trabalhar em rede e em equipes e valorização dos profissionais. As escolas municipais terão ainda a oportunidade de exibir seus projetos por meio das mostras pedagógicas. Durantes estas exposições, os visitantes poderão se informar sobre experiências pedagógicas que tiveram bons resultados.
“O Encontro é uma das ações do processo de reorientação curricular, com vistas a alcançar a qualidade social da educação. Essa formação com os profissionais será orientada por indagações sobre currículos, qualidade social e importância das redes pessoas e instituições na educação, além de outros assuntos”, disse a secretária de Educação, Gercina Novais.
            O Encontro é uma realização da SME, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os parceiros do evento são a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), Instituto Alair Martins (Iamar), Faculdade de Educação da UFU, Siex, Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e secretarias de Comunicação Social, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cultura e Governo.

Palestra

Uma das principais atividades do Encontro será a palestra “Tecendo redes pelo direito de ensinar e de aprender”, ministrada por Viviane Mosé. Durante sua explanação, a socióloga abordará a democratização e a participação popular na educação em redes, construindo coletivamente a escola pública popular, democrática e de qualidade referenciada.
Viviane Mosé possui um extenso currículo como filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas. Mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Publicou sua tese de doutorado “Nietzsche e a grande política da linguagem” em 2005, pela editora Civilização Brasileira. Entre os anos de 2005 e 2006, escreveu e apresentou o quadro “Ser ou não ser”, no programa Fantástico, da Rede Globo, onde trazia temas de filosofia para uma linguagem cotidiana. É ainda autora de livros de poesia, filosofia e psicanálise.

Serviço
2º Encontro Regional de Educação
Quando: Quinta-feira (29), das 7h às 17h
Local: Arena Sabiazinho, avenida Anselmo Alves dos Santos, 3.415

Nenhum comentário:

Postar um comentário