Translate

domingo, 22 de janeiro de 2017

Prefeitura de Uberlândia intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti

Prefeitura de Uberlândia intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti

Já foram mais de 2,3 mil toneladas de resíduos sólidos recolhidos na Zona Leste 
    
A Prefeitura de Uberlândia está empenhada em prevenir e combater o Aedes Aegypti - mosquito transmissor da dengue, chikungunya e da zica vírus, além da febre amarela. Para isso, diversas ações estão sendo realizadas,  envolvendo várias secretarias em uma força-tarefa. 

Com o Mutirão Cidade Limpa, a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico faz a roçagem e capina de lotes vagos, de canteiros centrais das avenidas e de praças, além de retirar entulhos de pontos críticos. Ainda dentro desse conjunto de ações, a Secretaria de Obras realiza o trabalho de tapa-buracos, já que neste período chuvoso os buracos se tornam locais de acúmulo de água, além de apresentar riscos para o trânsito. 

Atualmente, o Mutirão está trabalhando na Zona Leste de Uberlândia e deve começar os trabalhos na Zona Norte da cidade na próxima segunda-feira (23). Até o momento, já foram retiradas 2.303 toneladas de lixo na Zona Leste, sendo 2.144 toneladas de entulhos e 159 toneladas de massa verde (materiais orgânicos retirados durante roçagem e capina de canteiros centrais e lotes vagos abertos). 

O Mutirão é uma força-tarefa para intensificar os trabalhos da Prefeitura. Contudo, os serviços continuam sendo realizados normalmente dentro do cronograma de cada secretaria em toda a cidade.

A Prefeitura ainda dispõe de 12 Ecopontos para descarte de resíduos de materiais da construção civil, podas de árvores e lixo reciclado. Outro serviço é o Cata-Treco, que recolhe de forma gratuita objetos domiciliares descartados, como móveis e eletrodomésticos.

“É importante que a população nos ajude nessa força-tarefa tendo a consciência de não descartar lixo em local indevido pode acarretar problemas com animais peçonhentos e com o acúmulo de água, que vai atrair o mosquito Aedes Aegypti”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Dorovaldo Rodrigues Júnior.

Já a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, faz vistas diariamente às residências e escolas para verificar possíveis focos do Aedes Aegypti e orientar a população em relação à importância da limpeza dos quintais e aos cuidados de armazenamento de objetos para que não acumulem água. Ainda são feitos bloqueios pontuais em localizações onde houve registro de casos suspeitos de contaminação pelo mosquito. 

Há também o serviço de recolhimento de pneus usados para que tenham a destinação correta e não tornem-se recipientes com água parada propícios a proliferação do Aedes Aegypti. O trabalho de recolhimento dos pneus em Uberlândia é feito desde 2005. As equipes do CCZ visitam as borracharias cadastradas para recolher os pneus que não têm mais utilidade. Atualmente, o Município tem 575 borracharias cadastradas. 

Mas o coordenador do Programa de Controle da Dengue, José Humberto Arruda, reforça que a população também pode ajudar. “O morador que tiver pneus em casa ou souber de algum terreno baldio que tenha esses objetos pode solicitar o serviço de recolhimento. É só ligar no Centro de Controle de Zoonoses, que iremos até o local”, disse Arruda.

Além disso, as escolas municipais também estão passando por intensificação de trabalhos de organização pelo programa Escola Bem Arrumada. Uma das ações é roçagem e capina desses locais para que não acumulem água. Até o momento, o Escola Bem Arrumada já concluiu os serviços de capina e roçagem em 40 escolas municipais.


Locais e serviços para descarte correto:

Ecopontos: 

1 - Bairro: Luizote de Freitas
    Local: Rua Wilson Gonçalves de Souza, 10 (esquina com Rua Paulo Margonari)

2 - Bairro: São Jorge
    Local: Avenida Serra do Mar, 411 (esquina com Avenida Serra do Espinhaço)

3 - Bairro Santa Rosa
    Local: Rua Ângela Alckmin, 211 (esquina com Rua Elis Regina)

4 - Bairro Guarani
    Local: Rua do Repentista, 350

5 - Bairro Roosevelt
    Local: Rua Olívia de Freitas Guimarães, 950

6 - Bairro Daniel Fonseca
    Local: Rua Itabira, 1720

7 - Bairro Morumbi
    Local: Rua Mangaba, esquina com as ruas Ingá e Camaleão

8 - Bairro São Lucas
      Local: Rua do Cientista esquina com Rua do Gari

9 - Bairro Tocantins
      Local: Rua Docelino de Freitas Costa (Esquina com a rua Bernadete 
      Silva Arantes, ao lado do Condomínio Morada do Sol)

10 - Bairro Cruzeiro do Sul
      Local: Rua Sudoeste (Esquina com a rua Pedro Quirino da Silva)

11 - Bairro Segismundo Pereira
      Local: Sebastião Alves Nunes, 49 (Esquina com a rua Dr. Laerte V. Gonçalves)

12 - Bairro Mansour
      Local: Rua Rio Corumbá, 20 (esquina com a Avenida Rio Nilo)


Cata-treco: solictação pelo telefone 3212-5356 das 8h00 às 17h00. O serviço é gratuito


Recolhimento de pneus: Ecoponto do Industrial (exclusivo para pneus)
Endereço: avenida José Andraus Gassani, 4.655


Centro de Controle de Zoonoses: 3213-1470


19/01/2017 Daniela Nogueira

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Nenhum comentário:

Postar um comentário