Translate

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Programa Buriti vai plantar 65 mil mudas em 2017

Programa Buriti vai plantar 65 mil mudas em 2017
Produtores recebem cerca, plantio de mudas e orientação gratuita

                                                                                                                                                                                                                            Divulgação/Dmae


O Programa Buriti, desenvolvido pelo Dmae, está intensificando as ações e pretende plantar, neste ano, 65 mil mudas de árvores nativas nas áreas de preservação permanente das propriedades rurais em Uberlândia. A iniciativa dá continuidade à proteção e recuperação de nascentes, que desde 2008 já realizou o plantio de mais de 200 mil mudas.
Na fazenda Bom Jardim, localizada às margens da represa de Bom Jardim, que participa do Programa Buriti há cinco anos, o resultado já começa a aparecer. “Depois que foi implantado o projeto, a água da represa até aumentou. Não temos mais problemas de erosão e as nascentes estão protegidas”, conta o produtor rural Daniel Jardim. Nestes cinco anos, a propriedade recebeu 3,2 mil mudas de árvores numa Área de Preservação Permanente (APP) de 237 hectares.
Para o técnico de campo do Programa Buriti, Cairo Silva, o resultado mais visível é a qualidade da água. “Destruir é rápido, recuperar é demorado. Uma árvore leva 8 a 10 anos para conseguir sobreviver sozinha. Com o programa, estamos dando condições para a preservação. Essa recomposição evita, por exemplo, que dejetos e agrotóxicos vão parar nos mananciais”, afirma Cairo Silva. Ele destaca ainda a adesão dos produtores que estão cada vez mais conscientes sobre a importância da preservação do meio ambiente e procuram voluntariamente aderir ao Programa Buriti.
A adesão ao programa é voluntária, mas a preservação de áreas de nascentes nas fazendas é obrigatória por lei (lei estadual 12.503/1997). O Dmae já atendeu 143 propriedades de um total de 161 cadastradas. Os participantes do programa recebem gratuitamente o cercamento da área, as mudas e orientação. “Fazemos a cerca, plantamos as mudas e o produtor fica responsável somente por manter o local”, afirmou Cairo Silva.
 Para se cadastrar, o produtor pode entrar em contato pelo email programaburiti@hotmail.com ou pelo telefone 3223-6027.

O Programa Buriti já realizou:
- 384 mil e 4 metros lineares de cerca
- 216.848 mudas plantadas
- 2.655 hora-máquina
- 305 barraginhas
- 442 hectares teraceamento (espécie de curva de nível)
- 13,5 quilômetros de readequação de estradas
- 4.817 hectares de APP protegidas     


Gleide Corrêa
(34)3233-4605

Nenhum comentário:

Postar um comentário