Translate

domingo, 7 de maio de 2017

Associação promove o intercâmbio de experiências municipais e estaduais no Brasil e no mundo

 Uberlândia é uma das vice-presidentes do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais
Associação promove o intercâmbio de experiências municipais e estaduais no Brasil e no mundo

 
Rodrigo Corradi, presidente da Fonari, e Leandro Andrade, diretor de Promoção de Investimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) Foto: Divulgação

Essa é uma boa notícia para quem vive em Uberlândia. A cidade foi eleita vice-presidente para a região Sudeste no Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (Fonari), associação civil responsável pela promoção do intercâmbio de experiências municipais e estaduais no Brasil e no mundo. A seleção, que ocorreu em Brasília durante assembleia realizada no Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), representa um grande avanço por aproximar o município dos principais mercados nacionais e internacionais.
Na prática, a posição oportuniza novos negócios e investimentos por meio do fortalecimento da relação de Uberlândia com outras cidades e países. A inserção do município no Fonari está em conformidade com as diretrizes do governo de Odelmo Leão, que é promover a sinergia de nossas atividades econômicas com as principais iniciativas ofertadas por países do mundo todo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dilson Dalpiaz.
Com a vice-presidência (cadeira ocupada anteriormente pelo Rio de Janeiro), Uberlândia representará a Regional Sudeste no Fórum pelos próximos dois anos. De acordo com Leandro Andrade, diretor de Promoção de Investimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit), o Fonari é uma rede internacional de cooperação criada para que projetos e recursos internacionais - inclusive de bancos e agências de desenvolvimento da Europa e Ásia - sejam alocados no país. “Estar nessa posição, representando ainda toda região Sudeste, é extremamente relevante para a cidade. Nos coloca em destaque e nos dá condições para o intercambio de projetos e a atração de investimentos dentro e fora do Brasil”, afirmou.
Para o diretor, a participação no Fórum possibilitou ainda o estreitamento de relações com a Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira, quando representantes de Uberlândia estiveram em uma mesa-redonda com a presença do embaixador da França no Brasil, Laurent Bili e outras autoridades. Na ocasião, foram apresentados os modelos de parceria entre a cidade do Rio de Janeiro e Paris, iniciada nos anos 1990 e fortalecida em 2005, com projetos de revitalização urbana.

Fonari
Entre os objetivos do Fonari estão a representação dos interesses e qualificação de ações dos municípios brasileiros no que se refere à sua articulação internacional e o estabelecimento de convênios com entidades públicas ou privadas nacionais e internacionais, com instituições de ensino e pesquisa e outras congêneres, objetivando promover o intercâmbio cultural, científico, de estudos e pesquisas nas áreas de sua atuação e interesse, entre outros.

03/05/17
Cindhi Belafonte
(34)3239-2441

Nenhum comentário:

Postar um comentário