Translate

quinta-feira, 21 de março de 2019

Dia Mundial da Água: Palestra lembra a necessidade em cuidar dos recursos hídricos

Dia Mundial da Água: Palestra lembra a necessidade em cuidar dos recursos hídricos
Na próxima quarta-feira, 20 de março, acontecerá, na Uniube Uberlândia, a palestra Desafios para o uso consciente da água e conservação dos recursos hídricos. O evento, que acontece dois dias antes do Dia Mundial da Água (22), busca debater sobre o planejamento e a gestão de recursos hídricos, e terá como palestrante Leocádio Alves Pereira, diretor técnico do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia – DMAE.
O Brasil é um país privilegiado em relação aos recursos hídricos. Segundo a Agência Nacional de Águas – ANA, o país detém cerca de 12% de toda a água doce do planeta. Porém, o problema está na distribuição natural. Para se ter ideia, a região Norte concentra aproximadamente 80% da quantidade de água disponível, mas representa apenas 5% da população brasileira. Já as regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem mais de 45% da população, porém, menos de 3% dos recursos hídricos do país.
Já no mundo, cerca de três em cada dez pessoas — em um total de 2,1 bilhões — não têm acesso à água potável em casa, e seis em cada dez — ou 4,5 bilhões — carecem de saneamento seguro, de acordo com o novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Além da necessidade básica de água, os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta d’água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados. Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido.
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Uniube Uberlândia e organizador do evento, Prof. Dr. Fabrício Pelizer Almeida, "O planejamento e a gestão dos recursos hídricos são fundamentais para a continuidade dos serviços sociais e ecossistêmicos da água ao longo dos próximos anos”.
O coordenador lembra, também, que, quando o assunto é recursos naturais, sempre é possível se deparar com problemas graves de conflito por recursos, uso e destinação inadequada para determinados fins sociais e econômicos, além de falhas na gestão pública em temas como: gestão de resíduos, saneamento básico e planejamento urbano.
“Há uma extensa lista de boas práticas e cases bem-sucedidos quanto ao emprego da tecnologia, aliado à gestão de recursos financeiros locais e participação da sociedade civil que precisam ser colocados em prática urgentemente”, finaliza Almeida.
Serviço
Dia Mundial da Água:  Desafios para o Uso Consciente da Água e Conservação dos Recursos Hídricos
Data: 20/03 (quarta-feira) 
Horário: 18h
Local:  Anfiteatro da Uniube Uberlândia - Avenida Floriano Peixoto, 6495 - Granja Marileusa 

Informações para a Imprensa
Rafael Leonel
redacao@prelocomunicacao.com.br
(34) 3255-1415 / (34) 9 9235-8568

Nenhum comentário:

Postar um comentário