Translate

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Sistema de combate a perdas do Dmae é referência nacional

Sistema de combate a perdas do Dmae é referência nacional

 


       Comunicação Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) recebeu nesta terça-feira (18), a visita de funcionários dos departamentos de água e esgoto das cidades mineiras de Cambuí, Itabirito, Lagoa Formosa, Machado, Poços de Caldas e Três Pontas. Os profissionais vieram conhecer o laboratório de hidrometria (sistema que ajuda na redução do desperdício da água distribuída) utilizado na autarquia.

Esta não é a primeira vez que representantes de outras cidades visitam o Dmae para conhecer boas práticas. Ituiutaba, Monte Carmelo, Araguari, Uberaba e Ribeirão Preto também já estiveram no laboratório. “Sempre recebemos equipes de outras localidades porque nos tornamos referência devido à qualidade do nosso laboratório. Os representantes dos municípios vêm conhecer nosso sistema de combate às perdas [laboratório de telemetria] e também o setor de combate à fraude”, explicou Leonardo Vieira da Silva, gerente de fiscalização do Dmae. A evolução na redução das perdas na distribuição foi apontada pelo Instituto Trata Brasil como o principal fator que colocou Uberlândia em 2º lugar do país no ranking, divulgado em fevereiro deste ano.

Redução

Uma das visitas foi a feita por técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Machado, localizada no Sul de Minas Gerais. Com uma população de 65 mil habitantes e 12 mil ligações de água, os índices de perda chegam a quase 30%. “Pretendemos reduzir todas as perdas que geram prejuízo para o município e para a população. O Dmae é um exemplo para nós e aqui aprendemos sobre a importância de seguir normas e de como um laboratório bem equipado pode ser determinante para oferecer um serviço de qualidade”, conta Pedro Henrique Ferreira, chefe de manutenção do SAAE.

O laboratório de hidrometria permite o controle dos medidores (hidrômetros) que são instalados nas redes de distribuição de água.  Todos os equipamentos passam por um rigoroso controle de qualidade para verificar se estão em conformidade com as normas técnicas e com isso garantir o perfeito funcionamento. “Conseguimos fazer um controle melhor das nossas perdas, passamos a adquirir equipamentos melhores e os fabricantes de renome do Brasil são os nossos principais fornecedores. Quando começamos o laboratório eram aproximadamente 120 mil ligações de água, hoje são mais de 186 mil”, explica Leonardo Vieira. O diferencial é que todos os medidores passam obrigatoriamente pelo laboratório de telemetria do Dmae. 

18/04/2017
Gleide Corrêa
(34)3233-4605

Nenhum comentário:

Postar um comentário